A formatura é um dos rituais mais tradicionais
que ainda se mantem vivo ao longo de tantos anos. Seja ela a nível básico, médio ou ainda de uma graduação. Simboliza o fim de uma fase e o início de outra, de forma mais madura.
Sabendo disso, alguns rituais são imprescindíveis para que a tradição da formatura seja completa. Um deles, por exemplo, é passar a corda do capelo (espécie de chapéu usado pelos formandos) do lado direito para o lado esquerdo, durante a colação de grau. Isso significa que todos estarão formados após a cerimônia. Depois disso, há o costume do arremesso dos capelos para o alto, simbolizando o fim dos estudos e o início da vida profissional.
Outra grande tradição das formaturas é o uso da beca. Esta vestimenta deve ser comprida, a altura do calcanhar, e com mangas compridas, que devem chegar aos dedos das mãos. Estudos indicam que ela surgiu na França, como um modelo de traje para as solenidades e eventos de ordem. E foi introduzida na educação no século XIII, pelas universidades europeias.
Porém uma das maiores tradições das formaturas sempre será o baile. Com os participantes usando roupas de gala, ele é tradicionalmente iniciado por três valsas: Dos formandos com os pais ou avós, outra dos formandos com o cônjuge ou companheiro e outra com todos os convidados presentes. A festa só poderá ser iniciada após estas três valsas.
Existem outras incontáveis tradições nas formaturas, como o juramento e a entrega dos anéis, no entanto muitas delas vão se perdendo com o tempo e tornando-se menos comuns. Porém, todas elas possuem grande beleza e significado, e sempre que feitas, levam muitos dos presentes e formandos as lágrimas.
#mensagemdeformatura #tradições