O anel de formatura é uma tradição já muito antiga,
porém que muitos formandos fazem questão de manter, seja por seu belo significado ou pela representação de vitória ao finalmente receber o anel condizente a sua profissão e começar tão sonhada carreira em sua área.
Os anéis normalmente são de ouro ou prata, tem o símbolo do curso ao lado e carregam uma pedra característica, que varia conforme a área de conhecimento a que a graduação pertence.
A Safira Azul, por exemplo, representa cursos como Administração, Psicologia, Publicidade, Matemática e Engenharias. Conhecida por simbolizar o equilíbrio entre o corpo e a mente, ela pode representar paz e otimismo.
A Esmeralda, por sua vez, tem como principais cursos a Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, e também simboliza energias positivas, como tranquilidade e amor. Esta pedra também representa as graduações de Fonoaudiologia, Medicina Veterinária e Nutrição.
Já para quem vai se formar em Direito e Jornalismo, a pedra a ser usada é o Rubi. Muitos acreditam que esta é capaz de afastar energias negativas e trazer sucesso, harmonia e amor para aqueles que a usarem.
Para os formandos de Pedagogia, Sociologia e Design, a pedra é a ametista. A simbologia acredita que ela emite forças positivas e atrai a sinceridade, a seriedade e inspira a cura.
E para os graduados em Odontologia, a pedra escolhida é a granada. Sempre relacionada ao poder, essa pedra representa a criatividade, a ousadia e fortalece a coragem e a tomada de decisões.
Como o grande significado dos anéis está por trás das pedras, muitos formandos optam por usá-las também em gargantilhas, brincos e pulseiras. Para aqueles que acreditam, este é um grande artefato para trazer sorte e ajudar a construir um futuro brilhante na área desejada.