Mensagem da Comissão

Agradar a todos é uma tarefa impossível, mas, acreditando na construção de um sonho, aceitamos esse desafio, mantendo-nos, sempre, atentos à realidade. Ao longo da caminhada encontramos muitas dificuldades — resultantes da forte expectativa e dos anseios a serem atendidos —, sempre buscando a mediação e a satisfação de todos. Fizemos tudo para que pudéssemos nos despedir da universidade com a certeza de ter valido a pena! Por todo este aprendizado, aos que nos apoiaram e nos compreenderam, o nosso sincero agradecimento por terem sido sensíveis às nossas limitações e aos nossos esforços. Aos que, com muita sabedoria, criticaram-nos, mostrando nossos erros, e àqueles que não souberam nos entender, ficam aqui registrados o nosso respeito e a esperança de que, mesmo na adversidade, a formatura seja um momento a ser lembrado eternamente.

Há cinqüenta anos, no palco do Theatro da Paz, o Presidente Juscelino Kubitschek sancionava a Lei 3.191 que criava a Universidade Federal do Pará. Nascia, então, aquele que seria o maior empreendimento humano de toda a Amazônia brasileira, responsável pela formação de todas as primeiras gerações de profissionais de nível superior do estado do Pará, mantendo-se de lá até hoje na vanguarda desse processo de renovação permanente das elites regionais, em todos os campos do conhecimento e expressões de liderança.

Aos 50 anos, a UFPA é destaque regional, nacional e internacional, sendo hoje a principal rede de pós-graduação e pesquisa de toda a região Norte do Brasil, maior Instituição Federal de Ensino Superior em número de alunos de graduação, com mais de 36.000 alunos.

Por isso e em retribuição aos anos de estudo que nos foi proporcionado rendemos nossas homenagens à essa grandiosa Universidade.

(Texto adaptado do site www.ufpa.br)