Agradecimentos Convites de Formatura Psicologia

Agradecimentos Convites de Formatura Psicologia

Mensagem inicial

“Ainda há tempo…
Mesmo que as dúvidas persistam, que a emoção nos traia e a esperança falte, mesmo que as palavras fujam…
Não importa, porque ainda há tempo…
Para trocar o silêncio pelo sorriso,
os punhos fechados pelos braços abertos,
para dispensar a distância e acolher a cumplicidade,
para pedir perdão e sentir saudade…
de tudo, de todos.
Porque agora tudo faz falta:
o abraço que negamos, as risadas que não nos permitimos.
Mas ainda há tempo.
Porque temos uma vida inteira para continuarmos amigos…”
(Autor desconhecido)

Juramento
Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo a saúde e a qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.

A Deus
Quanto mistério e grandiosidade colocamos neste nome: DEUS. Muitas vezes somos cerimoniosos demais quando falamos com Ele, então nos distanciamos com medo de ficarmos muito pequenos frente a algo tão imponente. Desta forma, não percebemos o quanto Deus está na beleza da simplicidade. Hoje, agradecemos não só pela tão esperada formatura, mas por todas as pequenas situações que passamos durante estes cinco anos até chegarmos aqui. Agradecemos pela possibilidade de termos conhecido nossos colegas, alguns mais próximos, outros nem tanto. Agradecemos pelos amigos que fizemos e pelos que se foram, pelos dias de aula e pelos dias em que estava difícil participar dela, pelas comemorações sem motivo, pelos textos lidos e pelos não lidos também, pelo sono na carteira, pelos professores amigos e por aqueles que até davam preguiça, pelos intervalos na cantina, pelas filas no xerox, pelas provas difíceis, pelos trabalhos em grupo, pelos desentendimentos e reaproximações. Deus, em especial, agradecemos por todas estas coisas, pois sem elas não teria o mesmo sentido esta história de conquistas.

Aos pais
O nosso sonho foi alcançado, mas quem viabilizou a conquista desse sonho foi a crença de vocês em nós. Mesmo a distância torceram por nós, mas ainda assim a presença de vocês é muito significante, por isso esse momento é mais que merecido de agradecermos, pois algumas vezes não fomos capazes de dizer obrigado. Se chegamos até aqui, foi devido ao sacrifício da renúncia de alguns sonhos e oportunidades pessoais em virtude dos nossos sonhos. Mas sabemos que ainda assim orgulham-se de nós. Choraram com nossas tristezas, sorriram com nossas alegrias e idealizaram nosso futuro. A vocês que nos ensinaram que não somos melhores e nem piores que as outras pessoas, mas que temos que fazer a diferença com nossas qualidades. Que a humildade e a honestidade são virtudes que devemos sempre manter em nosso caráter. A vocês que nos deram limite, nos ensinaram o que era certo e errado, o que é bom e o que é ruim, que o caminho mais fácil nem sempre é o correto, mas ao mesmo tempo nos deram liberdade de escolha e muitas vezes apoiaram nossas decisões. Essa homenagem é o mínimo que podemos oferecer diante de uma vida de dedicação.

Aos que amamos
Nesta trajetória, conhecemos muitas pessoas, muitas delas passaram como brisa por nossas vidas, mas deixaram marcas como uma ventania. São pessoas que fizeram pontuações e direcionamentos significantes. Pessoas que nos deram suporte de alguma maneira, através de uma demonstração de apoio, de compreensão ou de uma oração. A vocês, pessoas especiais, que, mesmo quando não podíamos dar-lhes atenção, nos entendiam e continuavam ao nosso lado nos dando suporte e compreensão nos momentos de tristeza e comemoração nas alegrias. Agradecemos a vocês pelo sorriso, pela mão sempre estendida, pelo carinho, pela palavra de conforto ou de saudação por cada conquista, pelo abraço forte quando nos sentíamos fracos, por nos ouvirem ou por nos aconselharem. A vocês que se foram e a vocês que ainda se fazem presentes, obrigada por se alegrarem com nosso êxito e por fazerem parte da nossa história. Neste momento de realização, o que podemos fazer é agradecer por estarmos ao lado de pessoas especiais como vocês.

Aos ausentes
Neste momento de conquista, vocês não estão presentes para comemorarem conosco, não temos mais o abraço forte e carinhoso de vocês, mas guardamos ensinamentos muito importantes para nós. Não podemos ver seus olhos lacrimejados de orgulho pela nossa conquista, mas agradecemos porque em algum momento vocês estiveram presentes em nossas vidas, o suficiente para deixar marcas importantes. A saudade nos invade, mas a sua presença é muito significativa, pois não é possível esquecer pessoas especiais. A vocês a nossa gratidão, pois fazem parte da nossa vitória. Obrigada.

Aos mestres
Agradecer a vocês não é tarefa fácil, mas podemos tentar, desde que vocês não nos avaliem pela assertividade das palavras, mas que nos compreendam pela sinceridade do agradecimento. Quando entramos na faculdade, deparamo-nos com muitas novidades. Algumas vezes chegamos a ficar assustados com a sabedoria de alguns mestres e com a simplicidade de outros. Cada um, do seu jeito, contribuiu para a formação deste grupo de profissionais. Houve aqueles que contribuíram através de bases teóricas consistentes, outros acrescentaram pela simples convivência, alguns passaram tão rápido que nem tivemos tempo de agradecer, e há aqueles que nunca sairão de nossa memória pela marcante presença. Todos nos ensinaram que ser mestre extrapola a função de “transmitir conhecimentos”, como se isso fosse possível. Há pouco éramos professores e alunos, hoje somos colegas de trabalho, e como é bom ter colegas como vocês! A todos e todas, o nosso muito obrigado!!!

Aos colegas
O objetivo em comum, a convivência diária e as suas circunstâncias nos instigaram ao conhecimento, ao interesse, à aproximação. Desta convivência surgiram a admiração, o carinho, a amizade, o companheirismo, o respeito. Surgiram também decepções e frustrações. Resultados esperados de qualquer convivência. Mas dentre todos os resultados obtidos, tivemos um maior que nos uniu… o curso de Psicologia. Diante de tantas diversidades ou de tantas semelhanças, fomos parceiros. Hoje, é gratificante perceber que estamos lado a lado mais uma vez, ou como reflexo de todas as outras vezes. Compartilhamos diversas lutas, enfim alcançamos o que almejávamos e recebemos recompensas maiores… as experiências diárias, o convívio, a possibilidade de nos conhecer. Obrigada por caminharem ao meu lado e fazerem desta caminhada uma demonstração do sentimento maior, a amizade.

Aos clientes
Invadimos seu mundo de segredos, sonhos e medos. Desvendamos seus mistérios, rompemos com seu silêncio, despertamos sentimentos adormecidos e desejos esquecidos, lhes ensinamos a refletir, lhe demos a mão e depois lhes ajudamos a caminhar sozinhos. A sua presença contribuiu para nossa formação, pois aprimorou nossos conhecimentos, através de dúvidas ou questionamentos que nos fizeram, o que nos ensinou a não somente ouvir, mas também a escutar. Possivelmente não nos encontraremos mais, mas serão para sempre lembrados como uma lição de vida para nós.

Mensagem da comissão
Parabéns para vocês, que se dedicaram, se estressaram, riram e planejaram cada detalhe. A vocês que tiveram que lidar com as diferenças e tiveram que fazer da palavra comissão muito mais que um grupo de pessoas, mas algo comum, pessoas que possuíam um objetivo em comum, que tiveram que aprender a ouvir a opinião do outro e crescer com a crítica construtiva. Nesta reta final, o que nos resta é comemorarmos juntos essa vitória e seguirmos em nossa jornada, sem nos esquecermos de que juntos fizemos a diferença. Valeu pelo esforço!

Mensagem final
“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. É preciso encontrar as coisas certas da vida para que ela tenha o sentido que se deseja. Assim, a escolha de uma profissão também é a arte de um encontro, porque uma vida só adquire vida quando emprestamos nossa vida para o resto da vida”.
(Vinícius de Morais)