Arquivo da categoria: Blog

Mensagem aos formandos

Toda boa mensagem de formatura é, acima de qualquer coisa, nostálgica e motivadora.

Para construí-la pode-se fazer uso de algumas ferramentas, entre elas, escolher um tema central. Este tema deve ser algo que toque os formandos e os faça relembrar de todo o caminho que enfrentaram para chegar aquele momento. Alguns exemplos são as transformações que a turma passou desde o início e os obstáculos vencidos. Vale lembrar que a mensagem deve tratar dos formandos como um todo, sem adentrar muito as características individuais.

Outra maneira de construir uma mensagem coesa é adotar uma estrutura de três atos, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Desta forma os leitores serão guiados pelo texto e entenderão a mensagem como um todo.

O primeiro ato, introdução, pode ser aproveitado para que os devidos agradecimentos sejam feitos e para apresentar o tema escolhido. Isso pode ser feito utilizando uma frase de impacto, o que garantirá a atenção de todos.

Já o desenvolvimento é a hora de discorrer sobre o assunto escolhido. Uma boa maneira de fazer isso é relembrar fatos marcantes para a turma e falar sobre as adversidades enfrentadas durante todo o caminho. Porém, é necessário que não se afaste muito do tema, pois ele deverá ser retomado para o terceiro ato.

Feito isso, chega o momento da conclusão. Este é o momento perfeito para falar sobre os caminhos que os formandos seguirão e discorrer sobre a vida cheia de vitórias que terão pela frente. Em outras palavras, é a hora de motiva-los. Para encerrar a mensagem pode-se fazer alguns agradecimentos finais, mas sem exageros ou ainda utilizar alguma citação famosa e inspiradora.

Inspire-se! https://MensagemdeFormatura.com

#mensagemdeformatura #formandos #possibilidades

Cores e cursos

Um dos momentos mais esperados e sonhados por muitos formandos é o de receber o seu anel de formatura, pois o seu significado vai muito além da conclusão do curso. Ele também simboliza a escolha da carreira e a paixão do acadêmico pela profissão.

Cada anel possui uma particularidade: a cor. Ela varia conforme o curso escolhido e cada uma tem um significado distinto, conforme o curso e a área do conhecimento a que ele pertence.

O azul foi a cor designada para representar as profissões das Ciências Exatas e Engenharias, e costuma fazer referência ao céu. Isso porque a sede pela superação de barreiras, descobertas, limites humanos e desejo de superar estes mesmos limites são grandes características destas profissões.

Já nas Ciências Biológicas, a cor comumente usada é o verde. Em geral, ele representa a natureza, mas para estas profissões o significado vai mais além, representando a vida como um todo. Historicamente, na Europa o verde sempre foi tido como a cor que representa a cura. Os romanos acreditavam que utilizar artefatos dessa cor poderia suavizar ou até mesmo curar doenças.

O vermelho, por sua vez, é a cor que representa as Ciências Humanas. Quase sempre relacionado ao amor e a paixão, ele condiz muito bem as carreiras dessa aérea, assim como as artes, a escrita e a oratória. Essa cor também pode significar o sangue e a condição mortal de todos os seres humanos.

Cada cor tem um significado lógico e representativo ligado as profissões que representa, por isso, é um orgulho para os formandos receber o anel destinado a seu curso. Eles representam a superação de uma etapa e a promessa de um futuro brilhante na área escolhida.

Inspire-se aqui  https://MensagemdeFormatura.com

#Mensagens #Homenagens #Agradecimentos #Formatura #Juramento
#mensagemdeformatura #coresecursos #possibilidades

A emoção em formar

Passamos anos na escola, depois toda aquela tensão do vestibular para passar para a faculdade que tanto planejou e então finalmente começam as aulas da faculdade. Os trotes, os novos amigos, as novas regras e a falta delas. Tudo na universidade é diferente e você tem que ter maturidade para aproveitar toda essa liberdade sem perder o foco em estudar e ser uma boa profissional.

Assim vão 4 ou 6 anos de estudos árduos, trabalhos em grupo, aulas planejadas, laboratórios, filas nas copiadoras da faculdade, elevadores que não funcionam quando você está atrasado para a aula mais importante daquele dia.

As greves que param tudo e complicam o andamento do curso. Bem, passar pela faculdade e aproveitar ao máximo cansa bastante, principalmente para os que trabalham e estudam ao mesmo tempo, e no final do curso, com os estágios obrigatórios, tudo fica ainda mais atribulado.

Passando por tudo isso, nada mais justo do que ter a formatura que sempre sonhou, a emoção de trabalho feito, de devolução da dedicação de seus pais, familiares e amigos que te apoiaram, isso tudo, toda essa retrospectiva voa por sua cabeça. Os lances mais engraçados, como a maquete que se quebrou no dia da entrega do trabalho, o projeto que deu erro na última linha do balanço, a escultura que se quebrou ao meio, o café derramado em cima da planta perfeita que te levou horas de sono, o pen drive com defeito com a texto de conclusão que levou mais de 3 meses para ficar pronto, tudo isso, que anteriormente foram momentos de tristeza, nervosismo, desespero, cansaço, hoje é um retrato do quanto você é capaz de superar os obstáculos e chegar lá.

Se formar, terminar a famosa etapa da vida em que você passará de estudante a profissional capacitado, que passa a contribuir como todos, para o desenvolvimento da sociedade.

E então vem a emoção e as perguntas. Saberei aplicar o que aprendi? Quem tirará minhas dúvidas? Quem será meu chefe? Será que sou tão bom assim no que faço? E agora, acabou? Faço pós-graduação, mestrado, concurso público?

A emoção em formar é um misto de alegria suprema, de certeza de meta cumprida, mas também um momento de saudosismo pelo que vai acabar, e a insegurança da nova etapa que se inicia na sua vida. É a hora der chorar, de agradecer, de rir, de comemorar, e de descansar…

O ideal ao se planejar uma formatura completa sem se assustar demais com os custos é iniciar o planejamento desde o terceiro período de faculdade, para que todos possam se planejar e juntar esse valor parcelado até o mês anterior ao da formatura.

Primeiro passo, a conversa com amigos e familiares. É importante ter uma noção de quantas pessoas estarão no evento, qual o custo ideal, a importância de todos os atos, a missa, a colação, o baile e etc. A família precisa apoiar a decisão pelo baile ou não, pois a comemoração apesar de seu feita com os amigos, é também um momento de agradecimento aos que o apoiaram, como professores, amigos, familiares e etc. Há também a escolha do padrinho de formatura, do anel, e até da roupa de acordo com o tipo de comemoração.

Então, definidos valores, limites e convidados, você já pode conversar com os colegas e votarem a formação de uma comissão de formatura, que representará a todos para verificação de preço, facilidades de pagamento, locais ideais de acordo com o número previsto de participantes do evento e será a responsável pela arrecadação do monetário e posterior pagamento dos serviços.

Primeira providência, marcar a reunião de turma e definir a comissão de formatura, isso é feito lá pelo terceiro período de faculdade.

Segunda providência, discutir e acordar os eventos, locais, valores máximos, já com todos os detalhes de mensuração de número de pessoas e tipos de serviços a serem contratados. Se vai ter colação, missa e baile? Quem vai participar do que e organizar a lista por etapas. Alguns podem escolher apenas fazer parte da colação de grau, e isso já tem que estar mensurado, acordado e previamente, por escrito.

A partir desse momento, começa-se a pesquisa de preços de igrejas, locais para a colação, valor de buffet, aluguel de salão de festas, e todo o aparato que vem no pacote, como decoração, beca, e etc.

Casos que podem ocorrer e que devem estar previstos: alunos que não conseguem se formar com a turma, alunos que podem entrar a mais por transferência de faculdade, alunos que desistem do curso, e assim vai.

Aconteceu comigo! Tudo planejado, organizado, cabelo feito, esperando a hora da mina formatura e a cidade do Rio de Janeiro ficou alagada. Quem não saiu de casa antes das 15hs, não conseguiria chegar. Os formandos me ligavam uns preocupados e calmos, outros histéricos e gritando, uma confusão. Mas a empresa de formatura, como foi cedo para o local para prepara-lo estava lá e aí o problema, não decretada calamidade pública, não tínhamos amparo legal para obrigar a empresa a fazer uma nova festa sem cobranças adicionais. Mas não adiantava chorar, tive que manter a calma, parei de atender as ligações e esperei pelos dias que se passaram. Graças a Deus e ao meu bom relacionamento com a empresa e com o local, conseguimos que eles no cobrassem o mínimo de deslocamento de outra equipe em outro dia, e conseguimos por um valor bem pequeno fazer a nossa formatura. E posso dizer, com tudo isso, foi ainda mais perfeita! Mas que foi um susto, foi, imagina tem que pagar toda uma formatura de novo!

Mais ou menos pelo 5º período é importante a escolha dos convites para que sejam preparados, e entregues a um prazo mínimo de 45 dias antes da festa para que haja tempo hábil para entrega aos convidados. Acho importante a foto coletiva no convite, porque essa provavelmente será a única foto que você terá com toda a turma junta antes e depois da formatura.

Acertados valores aproximados, marca-se então a votação para a escolha do Paraninfo, Patrono e Orador da turma, que podem ser escolhidos apenas a partir do 6º período, pois já conhecemos a todos melhor e a escolha com certeza será a mais acertada.

A missa, apesar de não obrigatória, pode ser uma escolha da turma, aonde se comprometerão perante a Deus a cumprir todas as regras e aplicar sua profissão para a melhora da sua comunidade. Lembre-se de escolher uma igreja em que caibam todos os convidados e de preferência próxima ao local da colação e festa. Sugerimos que a missa seja em dia separado do restante, ou então que o baile aconteça no mesmo local da colação, para não haver muito deslocamento.

A colação é o momento mais importante de uma formatura, é uma mistura de sentimentos de gratidão, alívio, saudade, aonde perante todos, seu professor lhe conferirá seu diploma e naquele momento você passa a ter o título da sua profissão. Mesmo sendo um ato simbólico, a emoção de receber o seu canudo do professor mais querido, porque é o que normalmente acontece, faz o coração disparar e a respiração pausar por alguns segundos.

O discurso do Orador, com seus encantos e lembranças, as brincadeiras dos apresentadores com os alunos e professores. As músicas, os passos ensaiados, o coral de palmas…. Tudo é alegria!

E então, o baile, a festa, chapéus para o alto e dança, música e curtição, sem hora para terminar! A despedida das chopadas, das pessoas, dos amigos que vão pra longe, o agradecimento aos professores por tudo que aprenderam, o abraço dos familiares e amigos o parabenizando por sua conquista, e risos, e beijos, e abraços e mais bagunça, e mais música, e mais comemoração.

E quando você acha que tudo acabou, já quase de manhã quando você vai se deitar, vem o Day After, a junção dos mais íntimos em um lanche, um piquenique, um cinema de sofá e pipoca, colocando em pauta todos os acontecimentos do dia anterior. Curta com muita calma o dia depois do baile, porque acredite, sua vida mudará pra sempre. Reunir essas pessoas passa a ser uma tarefa quase impossível, ainda mais na frequência que você tanto gostaria.

Emocione-se, ria, chore! A emoção, o filme mental da formatura, e tudo que aconteceu até aquele dia será lembrado por você para sempre, então viva o momento, e curta cada segundo com toda a sua energia!

Técnicas para escrever um ótimo texto

Técnicas para escrever um ótimo texto

Para produzir um bom texto é imprescindível que o escritor tenha conhecimento do assunto antes de escrever, além disso, ter clareza nas ideias é fundamental para o entendimento do leitor. O texto deve conter ideias claras, bem articuladas e objetivas. Sendo assim é necessário uma seleção cuidadosa das palavras, que devem ser distribuídas em períodos curtos, dessa forma o escritor evita erros quanto à coerência e coesão dos fatos apresentados e o leitor não ficará perdido em meio a tantas ideias e tantos argumentos.

A coerência nos traz a organização das partes para formar o texto todo. Os textos precisam ter sentido, um significado, isso significa que é necessário que parágrafos escritos sejam coerentes. Já a clareza do texto advém da coerência dos fatos, os quais se encadeiam através dos elementos de coesão, que por sua vez devem estar perfeitamente enquadrados.

Deve-se ter muito cuidado com a repetição de palavras e de ideias, pois isso compromete a clareza textual, e é muito habituada em redações. Reler o texto quantas vezes for necessário é uma excelente opção, pois isso auxilia o escritor a eliminar partes desnecessárias deixando o texto ainda melhor. Sendo assim preparamos algumas dicas na hora de redigir um texto com o objetivo de que no final o resultado saia com qualidade e que envolva o leitor do começo ao fim.

Primeira Dica: Saiba do que você está falando

Antes de tudo você precisa conter domínio do tema que está prestes a falar, saber qual o propósito e objetivo do seu texto, tal etapa aparenta ser o início da redação, você precisa saber para quem você escreve, busca informar, motivar, persuadir? Com a resposta para essa pergunta em mãos está na hora de você começar a escrever.

Segunda Dica: Fuja das abreviações

Fuja do uso de abreviações, elas não são permitidas em textos de qualidade, escreva de forma correta clara e objetiva.

Terceira Dica: Jamais use o Gerúndio

Nunca use o Gerúndio, porque assim vai deixar o seu texto com aspecto desagradável para o leitor, portanto deve-se prestar atenção, pois caso contrário seu texto receberá críticas e comentários que o seu jeito de escrever está irritando os leitores e isso fará com que o leitor perca o interesse nas outras matérias escritas por você.

Quarta Dica: Jamais use gírias

Jamais faça o uso de gírias, por mais que a linguagem escrita e oral se transforme constantemente o uso dessas palavras se torna desagradável, portanto se você pretende fazer algo com qualidade passe longe desses hábitos.

Quinta Dica: Não abuse das citações

Elas deixam o texto mais rico com certeza, entretanto é necessário maneirar pois quem usa citações demais, dá a impressão de que não tem ideias próprias.

Sexta Dica: Cuidado com a Ortografia

A ortografia necessita de muita atenção, precisa ser corrigida exatamente para não ferir a língua portuguesa.

Sétima Dica: Cuidado com Exclamações

Não abuse das exclamações, nunca se esqueça disso, pois do contrário seu texto ficará intragável, sendo assim tenha atenção nesse quesito.

Oitava Dica: Fuja das Generalizações

Fuja de todas e quaisquer generalizações. Na totalidade dos casos, todas as pessoas que generalizam, sem absolutamente qualquer exceção, pois elas criam situações de confusão total.

Nona Dica: Seja específico

Deixe o assunto mais ou menos definido, quase sem dúvida e até onde for possível, com poucas oscilações de posicionamento.

Decima Dica: Cuidado com a Pontuação

Tenha muito cuidado com a pontuação, pois um texto mal pontuado tem muitas chances de conter ambiguidades, ou seja, sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Sinais gráficos como vírgulas e pontos finais não são decorativos, servem para organizar e, sobretudo, dar sentido a sua mensagem.

Decima Primeira Dica: Evite a repetição de palavras

Evite usar a mesma palavra, pois dessa forma ela vai tornar-se repetitiva e acaba cansando o leitor e diminuído o valor do texto, busque sempre sinônimos para auxiliar na substituição delas por outras.

Técnicas para escrever um ótimo texto

 

Decima Segunda Dica: Deixe as emoções de fora do seu texto

O estresse do expediente pode muitas vezes contaminar a expressão escrita, gerando textos confusos, portanto é importante buscar seriedade naquilo que está fazendo e também equilíbrio emocional na hora de passar suas ideias para o papel.

Decima Terceira Dica: Saiba o real significado das palavras

Fazer uso de palavras difíceis pode deixar o seu texto mais harmonioso, entretanto você precisa antes de fazer uso delas buscar seu significado antes de sair por ai colocando elas no seu texto sendo que nem você sabe o real significado do que está querendo dizer, pois lembre-se: algumas pessoas não vão ter a disposição de pesquisar uma palavra que elas desconhecem só para acompanhar o seu texto, portanto cuidado.

Decima Quarta Dica: Conheça o seu público alvo

O que é claro para uns para outros passa por despercebido, o nível de familiaridade do seu leitor com o tema do seu texto, por exemplo, determinará se ele pode ou não conter termos técnicos entre outros.

Decima Quinta Dica: Torne seu texto disponível

Infelizmente as pessoas têm cada vez menos tempo para dedicar a leitura, portanto digite textos em busca de dicas valiosas e principalmente com resultados imediatos. Em vez de pensar em escrever pouco para não irritar o seu leitor pense diferente, abuse do uso de listas, subtítulos, busque enfatizar os principais pontos, faça uso de imagens, pensamentos e frases, isso deixa qualquer texto mais gostoso de ler, o leitor nem se dá conta do tempo que passa lendo, pois assim seu texto se livra da monotonia.

Decima Sexta Dica: Use Metáforas, comparações e analogias

Elas são ferramentas poderosas para você usar no seu arsenal como escritor, portanto sempre que seu texto ficar complicado e sem ritmo procure fazer uso delas para facilitar o entendimento do seu ponto de vista.

Através dessas dicas a respeito da produção textual, observamos que somente as correções ortográficas e gramaticais não são suficientes, mas também a análise textual a partir da colocação das ideias. O que torna ainda mais necessário à releitura, pois a apreciação de um texto requer tempo e disposição.

Visite a nossa fanpage

Inspire-se!!

INICIAIS

INDIVIDUAIS

A DEUS

AOS PAIS

AOS PAIS AUSENTES

AOS COLEGAS

AOS MESTRES

AOS QUE AMAMOS

COMISSÃO DE FORMATURA

AOS FUNCIONÁRIOS

MENSAGENS FINAIS

Dicas para convite de formatura

Dicas para convite de formatura – Se oriente!

 

A formatura está próxima, é hora de montar o convite, escrever aquela mensagem… Dizer “Finalmente. Etapa concluída com sucesso!”.

A formatura é um marco na vida do estudante, é a realização de um sonho para alguns, fim do pesadelo para outros. Independente deste fato, a formatura é uma data muito especial, pois é uma realização, a conclusão de uma etapa que o formando tanto sofreu com provas, trabalhos, noites, madrugadas, horas do almoço…

Vocês tiveram novas experiências e conheceram pessoas interessantes, com certeza algumas chatas também, fizeram amizades, adquiriram conhecimento, riram, choraram, se estressaram, comemoraram, ficaram tristes, felizes, reclamaram, enfim viveram. E agora é hora de dar adeus a esses momentos, uma nova etapa se aproxima.

Você tem um número certo de pessoas que pode convidar para sua formatura. Convida qualquer um? Não você escolhe os mais chegados, parentes ou amigos, pessoas que querem seu bem, que sorriem por você estar feliz, pessoas especiais para você.

Faça um convite personalizado, não apenas copie o que viu por aí. É uma data especial então faça algo que também o seja.

No seu convite escreverás uma mensagem, para o esse grande dia, não escreva qualquer coisa ou coloque aquela frase bonitinha ou canção que vemos vários formandos colocarem nos seus convites.

Não estou dizendo que não pode, digo aqui para que você seja o mais autêntico (a) possível afinal é o seu momento. Ao invés disso coloque sua personalidade, sua essência. Seu convite tem que mostrar você. Afinal foi você com seu esforço, e provavelmente algumas ajudazinhas que lhe fizeram chegar aonde chegaram.

Então vamos a algumas dicas para que seu convite seja autentico e você escreva uma bela mensagem para esse dia tão especial.

 

ENVELOPE 

Não esqueça seu convite primeiramente é visto por fora, que tal personalizar com alguma fitinha, laço, pedra, desenho ou outra coisa? Tem gente que escreve com letra de próprio punho, então se você assim o fará dê aquela caprichada, nada de letra que não da pra entender né?! Rs

FAÇA UMA LISTA

Pense, pegue um papel e escreva o nome de todas as pessoas que irão ler a mensagem do convite, pensamentos, frases que forem surgindo, mesmo palavras soltas, anote todas elas, tenho certeza que algo despertará, e uma ideia irá surgir.

 

IMAGINE 

Seja criativo (a) tanto na foto como na mensagem, primeiramente você tem que tentar criar em sua mente o que deseja. Para que um projeto ou sonho seja realizado, antes você tem uma ideia, você o imagina.

 

SINTA-SE BEM

Como você irá fazer uma mensagem bonita, legal, sincera, divertida, engraçada ou o que for se você estiver mal? Ah, não dá! Se você não está bem, não há problema algum em procrastinar mais um pouquinho, afinal algo bom não pode ser feito de qualquer maneira dê um tempo vá fazer algo que goste, limpe a mente.

 

FOTOGRAFIA

Escolha seu melhor ângulo, tire de forma que você olhe para a foto e goste dela e não de qualquer jeito como fazemos nas fotos de aniversário de alguns parentes rs.

Caso opte por não por sua foto e sim alguma outra, escolha algo que lhe identifique talvez uma paisagem, uma flor, um quadro, um desenho, não sei escolha ao seu critério.

 

DESING 

Crie um design para seu convite, têm sites e aplicativos com layout do simples ao glamoroso para criar convites de formatura e afins. Você pode fazer upload de suas fotos, de fotos da internet e até mesmo utilizar as que eles oferecem. Pode recortar mudar a fonte das palavras e sua cor também.

 

INSPIRE-SE 

Leia algumas frases, textos, mensagens, não apenas de formatura, mas de reflexão, motivação, alegria, ache o conteúdo certo que lhe desperte. Ouça músicas, veja fotos, desenhos, paisagens, filmes pense em momentos bons, enfim inspire-se.

 

SEJA VOCÊ MESMO!

Não é porque o momento é de formalidade que você não possa falar com seus convidados do jeito que lhe convém. Seja você mesmo, afinal são entes próximos e eles te conhecem, você não é um estranho.

 

AGRADEÇA

Sim, agradeça a quem ou ao que você acha que deve agradecer, a gratidão é uma qualidade e eu aposto que você a demonstrará com todo carinho que permite. “Quanto mais à gente agradece, mais coisas boas acontecem”. Pode ter certeza.

Com isso em mãos, é só soltar a sua imaginação e deixar o texto fluir. Neste momento em que se está próximo de receber o tão sonhado diploma é cercado por algumas cerimônias, afinal está se pondo um fim em uma etapa muito importante e dando inicio a outra tão importante quanto.

Então aproveite este momento, divirta-se na sua formatura, não deixe nada lhe estressar apenar aprecie, sorria e seja feliz. Esteja com quem lhe faz bem e agradeça por isto.

Alguns exemplos:

“E alguém perguntará: valeu a pena? Você acha que valeu a pena? Sim! 

Todos esses anos, todos os estresses que passei, os sufocos, os dias tediosos, o cansaço, as corridas para chegar na hora, os desastres, valeram a pena sim, valeu ter rido daquela piada, de ter cedido o ombro amigo, de ter entrado no meio da confusão, quer saber até aquele mico, valeu por ter encontrado a menina mais linda que está comigo até hoje, acredita nisso? 

Só tenho a agradecer essa etapa acabou, mas a correria não para. Vida me dê mais anos para aprender!”

“E quatros anos se passaram, aprendi diversas coisas tanto para a parte estudantil, como ensinamentos que levarei para o resto da vida. 

Gostaria de agradecer a cada um que me ajudou a chegar até aqui, até mesmo ao motorista do ônibus, pois sem ele eu não teria conseguido realizar mais um sonho. Não tenho como agradecer a todos, pois tenho apenas poucas linhas para escrever. 

Não foi fácil, mas eu consegui e pode ter certeza que muito mais ainda há de vir. Não importa as dificuldades, somos quem queremos ser. Quem luta alcança. Espero que todos tenham força para lutar e vencer aquilo que almejam.”

O que está esperando? Corre para preparar o seu.

Dicas para convite de formatura

Curta a nossa fanpage