curso técnico ou a faculdade

Curso técnico ou a faculdade? Nos tempos antigos se formar no ensino médio era um privilégio para poucos. Hoje em dia quem conclui o ensino básico está no mesmo nível que o resto da população. Por conta das políticas públicas criadas para tornar a educação prioridade em todos os cantos do país.

Pensando nisso, a maioria dos jovens tem como objetivo cursar algo a mais para se destacar no mercado de trabalho. Enquanto alguns preferem optar por fazer a graduação logo depois de se formar no ensino médio, outros vão direto para o curso técnico ou profissionalizante.

Alguns acreditam que ter o nível superior é uma garantia para seu futuro. Outros enxergam no curso técnico uma oportunidade para conseguir um bom trabalho ainda cedo. E depois fazer a faculdade. Obviamente as duas escolhas tem prós e contras e podem trazer benefícios dentro de uma área específica.

Análise

Porém, é preciso analisar a situação de vários lados e ângulos diferentes. Cada pessoa tem uma realidade diferente e por isso deve escolher aquilo que lhe convém. No entanto, se olhar o contexto de maneira geral, podemos perceber que um se mostra mais vantajoso que outro na realidade atual.


O curso técnico e a faculdade se diferem em vários sentidos. Mesmo que sejam da mesma área ou até mesmo especificamente do mesmo curso. Nós falaremos dessas diferencias mais para frente. Porém, é necessário ter em mente que o curso técnico ou a faculdade são lados opostos de um mesmo dado. Ambos são importantes e com toda a certeza farão a diferença no currículo.

Curso técnico ou a faculdade: Benefícios do curso técnico

O curso técnico é profissionalizante e oferecido por diversas instituições ao redor do país. Isso porque muitas empresas procuram por profissionais especializados, e nada melhor do que um curso técnico para fazer isso.

Existem cursos que são gratuitos e oferecidos por instituições publicas, logo, são muito úteis para quem tem baixa renda e mesmo assim deseja ter uma boa formação em relação a educação. Já outros cursos técnicos são pagos, logo, é preciso desembolsar uma certa quantia para conseguir fazê-los. A mesma regra vale para as faculdades.

Os cursos técnicos são muito mais curtos que as faculdades. Enquanto elas tem em torno de 4 ou 5 anos, um curso técnico pode ter 1 ou 2. Isso ocorre porque muito de sua carga horária é condensada e prática, logo, o conhecimento é adquirido muito mais rápido.

O valor dos cursos que são pagos costumam ser bem menores do que os das graduações. Claro que a mensalidade varia de curso para curso, porém, de qualquer forma o montante pedido costuma ser bem inferior.

Técnicos

Os cursos técnicos são muito mais focados do que a maioria das graduações. Isso porque a faculdade tem muito mais matérias que não são tão relacionadas ao tema principal do curso. Já o curso técnico desde o início tem uma abordagem técnica e focada totalmente no conhecimento. Isso para que quando a hora da formatura chegue, o aluno tenha toda a experiência que precisa para enfrentar a profissão sem dificuldades.

O curso técnico possui uma grande aceitação no mercado de trabalho devido ao fato de serem bastante focados na profissionalização. Desse modo, não importa a sua idade, provavelmente você conseguirá um emprego na área que se formou.

Pensando no fato de qual deve vir primeiro, o curso técnico ou a faculdade, o curso técnico abre uma porta para que você consiga entrar na graduação. Isso porque, como citado acima, ele abre portas para ingressar no mercado de trabalho. Desse modo, logicamente você ganha um bom salário devido a sua profissionalização e pode pagar uma faculdade privada. Porém, vamos analisar outros pontos antes de fazermos uma conclusão.

Curso técnico ou faculdade: benefícios da faculdade

Durante muito tempo a faculdade foi vista como algo inalcançável e reservada apenas para pessoas de classes sociais mais altas. Quem se formava em um curso superior era visto como pessoa em outro patamar e muito mais rica e inteligente que as demais.

Porém, já tem alguns anos que esse tabu vem sendo quebrado dia após dia. Com os programas criados pelo governo como o ProUni e o Sisu, jovens de baixa renda conseguem ingressar em instituições públicas e privadas. Isso faz com que o ensino seja democratizado e que diversas classes sociais consigam emergir e  alcançar o sucesso. Principalmente devido ao fato desses programas colocarem um limite de renda para aqueles que desejam usá-los.

Prouni

O ProUni, por exemplo, pede no máximo um salário mínimo e meio por pessoa da casa para que a bolsa de 100% possa ser concedida. Isso faz com que o público que realmente precisa seja contemplado. A importância desses programas é muito maior do que se pode imaginar.

Por muito tempo as universidades públicas, conhecidas por oferecem cursos de graduação gratuitos, foram tomadas por jovens ricos vindos de escolas particulares. Esses tomavam o luar daqueles que precisavam do ensino gratuito e se formavam mesmo tendo condições de pagar instituições particulares.

 

Graduação

Voltando a falar de curso técnico ou a faculdade, a graduação apresenta um grande retorno salarial, muito maior que o de um simples curso técnico. Cursar o nível superior automaticamente aumenta o nível salarial que você vai receber mensalmente. Cada curso possui uma base de salário, logo, no momento que você se formar e exercer a sua profissão, você provavelmente receberá esse salário no seu emprego.

A faculdade além de te dar uma profissão específica, te da a possibilidade de muitas especializações e em várias áreas diferentes. Ou seja, você pode se formar em uma área, mas se especializar em uma parte específica dessa área. Por exemplo, se você cursa Letras Português, pode fazer uma pós graduação em Literatura Brasileira, se isso for o que você gosta.

Momentos e descobertas

Pode parecer clichê, mas a faculdade é um momento onde você se descobre como pessoa. Experiências como o grande contato social diário onde todos os estudantes estão em busca de um mesmo objetivo faz com que você adquira um foco a mais. Além disso, o modo como você vai estar descobrindo mais sobre a área que escolheu te abre várias janelas e ideias do que deseja fazer depois que acabar o curso. A graduação é um momento que você descobre o que quer para o resto da sua vida. Por isso, se você gosta de uma área, mas não sabe como trabalhar com ela, a faculdade pode ser uma boa opção para você.

Quando se fala de curso técnico ou faculdade também é preciso pesar a sua aptidão para um curso técnico. Se a área da qual você gosta e pretende seguir carreira não possui um curso técnico, com toda a certeza entrar em um curso qualquer diferente dela não será uma boa opção. Os cursos técnicos são quase todos voltados para a área da indústria. As graduações contemplam todas as áreas e te guiam para o caminho que você precisa. Isso independente de qual ele é.

Como escolher entre curso técnico ou a faculdade

curso técnico ou a faculdade

Para responder essa pergunta sobre o que é mais vantajoso, é preciso analisar a situação de cada pessoa. Nenhuma resposta obtida por um contexto geral será boa como uma criada a partir da realidade individual do aluno e dos planos que ele pretende seguir.

Pensando nisso, algumas perguntas devem ser respondidas.

???

  1. Qual é a sua situação financeira atual? Você precisa muito arranjar um emprego logo para conseguir se sustentar ou ajudar em casa? Ou tudo bem trabalhar apenas meio período com um salário mais baixo e esperar até que se forme para ganhar bem e entrar para a sua área? Dependendo da sua resposta é que o caminho deve ser escolhido. Se você precisa muito de dinheiro no momento, o mais aconselhável é o curso técnico. Já se você tem tempo para esperar e fazer tudo em seu devido tempo, a faculdade não precisa esperar.
  2. A sua área possui um curso técnico? A maioria dos cursos voltados para a área de humanas não possui um curso técnico. Por isso se você tem certeza que a sua aptidão é para essa área. A melhor coisa a se fazer é começar logo a faculdade. De nada adianta perder muito tempo cursando algo que não lhe será útil em sua carreira profissional apenas para ter algo a mais no currículo.

O que mais?

  1. Você passou em um vestibular? Quando se está dentro dessa circunstancia, a pergunta sobre curso técnico ou faculdade deve ser olhada de outro modo. Isso porque os vestibulares atuais são muito difíceis, logo, se você já passou em um pode ser que valha a pena entrar na faculdade logo e deixar o curso técnico para depois,
  2. Você tem certeza do que quer para a sua vida? Entrar em uma faculdade sem ter plena certeza de que é isso que realmente quer com toda a certeza não é uma boa ideia. Tempo e dinheiro são gastos durante esse período de experimentação. Pensando nisso, escolher um curso técnico para ter uma profissão enquanto você se decide pode ser uma ótima ideia.

Curso técnico ou a faculdade: como decidir no contexto geral

Se ignorarmos o contexto de cada pessoa e sua própria realidade para decidir se curso técnico ou faculdade deve ser cursado primeiro, podemos obter algumas respostas baseadas na lógica.

Seguindo uma lógica de tempo e disponibilidade, o curso técnico deve ser cursado primeiro. Isso porque ele demora menos tempo e te da a chance de conseguir um bom emprego ainda muito cedo. E depois cursar a faculdade normalmente e no ritmo que você precisa. Além disso, o curso técnico, como comentado anteriormente, trabalha bastante a prática.

Quando você for cursar a faculdade, já tendo aprendido como as coisas funcionam de verdade. Então vai ser muito mais fácil entender a teoria. Quando já se tem uma visão do todo, estudar as partes pouco a pouco faz com que seu conhecimento se torne ainda maior. Pensando nisso, nenhum conhecimento é em vão, pois a faculdade vem para complementar o curso técnico e lhe dar ainda mais valor. Curso técnico ou a faculdade?

O técnico

Além disso, o curso técnico pode ser cursado durante o ensino médio. Isso dá a ele uma grande vantagem relacionada à pergunta curso técnico ou faculdade. Pois, existe a possibilidade de ter uma especialização concluída no mesmo momento do ensino básico. Dessa forma o estudante pode ingressar no mercado de trabalho já com um bom emprego. E ainda com a chance de conseguir carreira dentro de uma empresa.

Porém, sempre é importante lembrar que por mais importante que o curso técnico seja, ele jamais vai substituir uma faculdade. Curso técnico ou a faculdade? O ensino superior aumenta o nível do currículo de uma maneira que nenhum outro curso faz. Principalmente, se ele vir acompanhado de uma pós-graduação ou de um mestrado ou doutorado.

Níveis

Os níveis acadêmicos mais altos só são possíveis quando se tem uma primeira graduação no currículo. Logo, se você quer se tornar alguém de alto nível em sua área, não poderá fugir dela.

Além disso, falamos muito sobre a experiência prática que o curso técnico proporciona. Mas isso não quer dizer que a graduação é feita somente de teorias. Nela o acadêmico descobre diversos outros pontos de vista de mesmo tema. Além de aprender muito sobre gestão e contextualização do serviço.

Isso se mostra extremamente útil se o curso é amplo e abre portas para várias áreas de trabalho. Voltando ao exemplo do curso de Letras. Considerando a licenciatura, o acadêmico não se habilita apenas para ser professor. Mas diretor, coordenador e várias outras funções dentro da escola. Desse modo, você aprende tudo o que precisa e descobre quais são as suas possibilidades dentro da área que escolheu.

Escolhas

Escolher entre o curso técnico ou a faculdade pode ser uma tarefa muito difícil em um primeiro momento. Porém, quando você começa a analisar a situação e separa-la em circunstâncias, é fácil perceber o que é melhor para o seu caso.

Dentro da sociedade atual, terminar os estudos com o ensino médio com toda a certeza não é uma opção. É preciso ter uma garantia para o futuro e continuar sempre adquirindo conhecimento. Pois isso fará toda a diferença em vários âmbitos da sua vida.

Quer saber mais?

Acesse o site!

 

https://i0.wp.com/mensagemdeformatura.com/wp-content/uploads/2017/09/1-427-1.jpg?fit=1000%2C713&ssl=1https://i0.wp.com/mensagemdeformatura.com/wp-content/uploads/2017/09/1-427-1.jpg?resize=150%2C150&ssl=1Mensagem de FormaturaBlogCapacitação,Curso Técnico,Empregos,Faculdade,Mensagem de FormaturaCurso técnico ou a faculdade? Nos tempos antigos se formar no ensino médio era um privilégio para poucos. Hoje em dia quem conclui o ensino básico está no mesmo nível que o resto da população. Por conta das políticas públicas criadas para tornar a educação prioridade em todos os...Inspire-se nas mensagens para convites de formatura!