Aos Mestres




Aos mestres e professores (1)

Ao celebrarmos o final desta longa caminhada, queremos prestar nossa homenagem a vocês, que contribuíram, diretamente, para a formação de nosso caráter e profissionalismo. Vocês compartilharam suas experiências de vida e nos deram apoio nas horas mais difíceis dessa caminhada. Das mais variadas formas, dedicaram-se a nos transmitir uma das maiores virtudes que se pode ter: o conhecimento. Suas atitudes, ensinamentos, exemplos e incentivos colaboraram para que fôssemos além dos nossos limites e medos. Hoje sabemos que nossos melhores mestres não foram os que nos ensinaram as respostas, mas, sim, aqueles que nos ensinaram a questionar, a duvidar, a pensar e a sonhar.

Aos mestres e professores (2)

“Se és capaz de aceitar teus alunos como são, com suas diferentes realidades sociais, humanas e culturais; se os levas a superar as dificuldades, limitações ou fracassos, sem humilhações, sem inúteis frustrações; se os levas a refletir mais do que decorar; se te emocionas com a visão de tantas criaturas que de ti dependem para desabrochar em consciência, criatividade, liberdade e responsabilidade, então podes dizer: sou mestre!”
(Rui Barbosa)

Aos mestres e professores (3)

“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”. O que antes era um sonho, hoje, é realidade. O desejo de acertar nos impulsionou e o medo de errar nos fortaleceu. A compreensão de alguns nos confortou, os obstáculos impostos por outros nos desafiaram. E aqui chegamos, cientes de que esta é apenas a primeira vitória de inúmeras que conquistaremos. Manifestamos o nosso carinho e gratidão por terem sido verdadeiros mestres.

Aos mestres e professores (4)

Ensinar é compartilhar de sua própria existência, é acreditar que se pode contribuir para a formação de um caráter. Ser mestre não é apenas lecionar. É ser humano e amigo, guia e companheiro. É ser exemplo de dedicação, doação, dignidade e amor. Poucas foram as oportunidades que tivemos para agradecer-lhes por tão grandioso trabalho. Neste momento de alegria, aproveitamos para prestar esta justa homenagem a vocês. Aplausos para vocês e o nosso muito obrigado!

Aos mestres e professores (5)

A vocês, mestres, que são âncora do nosso saber, norte que nos conduz ao aprendizado e nos direciona ao caminho do conhecimento. A vocês, que, com suas dores e problemas, souberam, com dedicação, doar-se ao exercício do professorado, tornando-se, também, nossos amigos. Saibam que estarão imortalizados em nossas vidas como educadores.

Aos mestres e professores (6)

Mestres, agora somos frutos de seus conhecimentos, estes que foram passados ao longo de intermináveis períodos, árduos, mas proveitosos. Não se trata somente de conhecimentos técnicos, e, sim, também de sabedorias humanas. Diríamos que o mais sábio dos homens não é aquele que retém o conhecimento, mas, sim, aquele que forma discípulos capazes de, um dia, superar seu mestre. Agradecemos a Deus por terem entrado em nossos caminhos e nos tratado com valor, transformando-nos em profissionais dignos, capazes de enfrentar qualquer dificuldade profissional honestamente. Ao longo da nossa caminhada, vocês nos mostraram, a cada momento, compreensão, luta, paciência, inteligência e, acima de tudo, dedicação. Carregaremos na bagagem da vida o ensinamento eterno de vocês. Podem ter certeza de que são grandes e nobres, pois os seus ensinamentos lapidaram e continuam a lapidar nossos conhecimentos em cada momento de nossas vidas. Tudo isso se resumiria em uma simples frase de Isaac Newton, “se conseguimos ver mais longe hoje, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”.

Aos mestres  (7)

São muitas as vozes! Elas se misturam, mas sabemos identificar cada uma no seu tom, na sua sinceridade, na sua sabedoria. Vocês, mestres, com a magia do saber, conduziram-nos ao encontro do conhecimento. Transformaram nossas curiosidades em experiências vividas, nas quais a busca pela perfeição foi o incentivo maior para essa grande conquista. Estivemos lado a lado por esses anos. Ensinaram-nos a aprender, a refletir, a pesquisar, a decidir e a interrogar… Mostraram-nos um caminho que não tem fim. Deram-nos de presente o que ninguém jamais poderá nos roubar: o conhecimento. Aos mestres, o nosso carinho, gratidão e agradecimentos sinceros.

Aos mestres (8)

Segundo Galileu, “a um homem nada se pode ensinar. Tudo que podemos fazer é ajudá-lo a encontrar as coisas dentro de si mesmo”. E, para isso, precisamos dos nossos mestres. Grandes sábios que traduzem com perspicácia seu conhecimento, convertem incertezas em atitudes. Não foram repetidores de ideias, mas pensadores que despertam a inteligência adormecida. Tivemos mestres que, às vezes, não nos compreenderam e nem se fizeram compreender, mas tivemos aqueles que se interessaram, se responsabilizaram, trabalharam com afinco. Transformaram os sonhos em projetos viáveis. Construtores de pessoas livres, críticas, realizadoras, pois têm interesse genuíno por elas. Cresceram, compareceram e caminharam junto conosco. Tornamo-nos seus discípulos e assim agradecemos por terem despertado nossa paixão por algum campo do conhecimento, ajudando-nos a traçar as diretrizes de um futuro bem-sucedido. A vocês, grandes mestres, a nossa gratidão!

Aos mestres (9)

Como descrever o completo significado de vocês, mestres, em nossas vidas? De quantas palavras precisaríamos para exprimir a sua importância? Poderíamos nos apropriar dos muitos, porém insuficientes, sinônimos do vernáculo: ‘doutrinadores, educadores, catedráticos, pedagogos, inspiradores, orientadores, mentores, conselheiros, professores, preceptores, condutores, guias, iniciadores, mistagogos, paredros, aios’… Contudo, esta é uma tentativa vã e ineficiente de demonstrar-lhes o quão gratíficos sempre seremos. Também é pequena para demonstrar o quão valoroso é o ofício de vocês na transformação de cada um de nós que cruzamos o seu caminho ano a ano. São apenas palavras que não conseguem carregar toda a emoção que sentimos ao escrevê-las, nem o tamanho de nossa verdadeira gratidão. Esperamos ser capazes de agradecê-los e honrar nossa profissão, que vocês, com excelência, nos ensinaram. Muito obrigado!

Aos mestres (10)

Àqueles que, quando simplesmente deveriam ser professores, foram mestres, transmitindo-nos seus conhecimentos e experiências. E que, quando mestres, foram amigos, nos apoiando, compreendendo, inspirando, provocando e incentivando-nos a trilhar outros caminhos. A vocês, agradecemos não apenas pelo conhecimento científico ensinado, mas pelo que pudemos aprender com vocês e que não está em nenhum livro: a lição de amor e de vida. Lição esta demonstrada pelo amor ao próximo, à profissão, enfim, à vida. Hoje, neste dia tão especial, queremos dividir com vocês esta vitória. E, mesmo sabendo que em instantes seremos colegas, temos certeza de que jamais deixaremos de ser seus discípulos. Discípulos que guardarão na memória os ensinamentos, o jeito, a pessoa… E no coração, a gratidão, o respeito e a saudade.

Aos mestres (11)

O nosso conhecimento da Ciência do Direito que ora se consagra, será o pilar onde edificaremos a nossa jornada profissional. Ele é forte e seguro, como sólidas e profundas foram as orientações que recebemos de cada um de vocês. A ética que vimos desabrochar de seus ensinamentos, será a estrela-guia que norteará as nossas ações, apontando-nos sempre o melhor caminho. A amizade, um valioso e amado Tesouro que, carinhosamente, ficará guardado na arca da nossa eternidade. Queridos Mestres, nunca mais retornaremos ao status quo ante! ” Formanda Fátima Maria de Oliveira”

Aos mestres (12)

“Todos aqueles que passam em nossas vidas não passam sozinhos, levam um pouco de nós e deixam um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas nunca há os que não deixam nada. Essa é a mais bela responsabilidade de nossas vidas. O nosso agradecimento sincero aos professores amigos, aos somente professores, e àqueles que com seus problemas e dores humanas, não foram amigos e nem professores, mas que também passaram por nós. Nosso respeito, nosso afeto, nossa gratidão.”

Aos mestres (13)

Agradecer é admitir que houve um momento em que se precisou de alguém; é reconhecer que o homem jamais poderá lograr para si o dom de ser auto-suficiente. Ninguém e nada cresce sozinho: sempre é preciso um olhar de apoio, uma palavra de incentivo, um gesto de compreensão, uma atitude de amor.

Aos mestres (14)

A você, que um dia esteve em meu lugar e compreende a minha alegria. A você, que cresceu no seu saber e se dispôs a dividi-lo comigo. A você, que guiou as minhas mãos enquanto elas ainda estremeciam na insegurança do meu aprender. A você, que já me ocultou muitas respostas, mostrando-me o quanto sou capaz de encontrá-las. Você foi e sempre será este alguém a quem muito devo pelo que sou hoje e pelo que ainda poderei ser amanhã. (Aléxia Fernandes de Ávila)

Aos mestres (15)

Ser mestre é, além de repartir conhecimentos, proporcionar uma convivência amiga e sincera, em que os alunos são orientados na descoberta de novos horizontes e na realização de seus sonhos. Aos nossos mestres, que assim construíram uma escola de ciência e sabedoria, todo carinho e gratidão. (Anna Carolina Guedes Arouca)

Aos mestres (16)

A vocês que nos mostraram o quanto é bela a arte que escolhemos, nos ensinando a ver o corpo e ouvir a alma. A vocês que se dedicaram a transformar-nos em profissionais através de suas experiências. A vocês que nos ajudaram a trilhar um caminho de esperança, de respeito e de igualdade. Um caminho que nos possibilitou enxergar a vida de uma maneira mais valiosa e preciosa, ou seja, o caminho da Terapia Ocupacional. A vocês que foram nossos mestres, nossos conselheiros e até mesmo amigos, o nosso eterno obrigado. E a nossa compreensão a todos aqueles que se limitaram a ser apenas professores. Izabella Castellões de Barros

Aos mestres (17)

“Nossos mestres são mais que nossa fonte de conhecimento, são nossa fonte de apoio. Os mestres são os responsáveis diretos pela criação de pessoas capazes de educar, construir, administrar, medicar; entre outras inúmeras profissões. Devemos a maior parte de nossa sabedoria a essas pessoas maravilhosas que nos mostraram o mais difícil, um caminho a seguir. Com carinho, muito obrigado.” Alysson Couto Ferreira de Freitas

Aos mestres (18)

A vocês que se dedicaram a nos mostrar o quanto é bela a arte que escolhemos, nos ensinando a ver o corpo e a ouvir a alma. Vocês que nos ensinaram a apreciar os detalhes e a aprender com os erros, que nos guiaram para além das teorias, das filosofias e das técnicas; transmitiram seus conhecimentos e experiências profissionais e de vida. Nossos maiores agradecimentos e profundo respeito serão pouco, diante do muito que nos foi oferecido.

Aos mestres (19)

” Todos aqueles que passam por nossas vidas não passam sozinhos, levam um pouco de nós e deixam um pouco de si mesmos. Há os que levam muito, mas nunca há os que não deixam nada. Essa é a mais bela responsabilidade de nossas vidas. O nosso agradecimento sincero aos professores amigos, aos somente professores, e àqueles que com seus problemas e dores humanas não foram amigos nem professores, mas também passaram por nós. A todos, nosso respeito, nosso afeto, nossa gratidão.” (Autor desconhecido)

Aos mestres (20)

“Ser mestre não é apenas lecionar. Ensinar não é só transmitir matéria. Ser mestre é ser instrutor e amigo, guia e companheiro, é caminhar com o aluno passo a passo. É transmitir a este o segredo da caminhada. Ser mestre é ser exemplo. Exemplo de dedicação, de doação, de dignidade pessoal e, sobretudo, de amor. Nosso carinho e gratidão aos mestres que souberam, além de transmitir seus conhecimentos, transmitir-nos sua experiência e apoiar-nos em nossas dificuldades. Agradecemos, também, aqueles que se limitaram a ser apenas nossos professores.”

Aos mestres (21)

Ser mestre é uma tarefa árdua. Não é apenas transmitir a matéria, é transmitir também experiências de vida com dedicação e carinho. É guiar seus discípulos para além das teorias e técnicas. É caminhar com eles passo a passo e transmitir os segredos desta misteriosa caminhada. Aos mestres, nossa gratidão e respeito! Kelly dos Santos Menezes

Aos mestres (22)

Àqueles que nos auxiliaram na formação do saber e do conhecimento, que se mostraram verdadeiros mestres muitas vezes falhando, não dando a verdade absoluta, possibilitando o verdadeiro desejo de aprender emergir. De vocês recebemos o afã do conhecimento, o encantamento pelos mistérios da vida e do homem. Nos mostraram que o saber é construído e que é possível a todos. Patrícia Juliana Guimarães

Aos mestres (23)

Nosso carinho e gratidão aos mestres que souberam, além de transmitir seus conhecimentos e experiências, nos apoiar quando encontrávamos alguma dificuldade. Professores da técnica, da filosofia, da arte e da vida, seremos eternamente gratos pela dedicação e por engrandecer-nos com suas experiências. O mundo profissional aguarda estes que são seus filhos, filhos de suas culturas, de suas educações. Agora é hora de seguirmos sozinhos, mas levaremos eternamente conosco, guardadas em nossos corações, as lições que nos deram.
Sara Dias Negromonte e Marcelle Rafael de Andrade

Aos mestres (24)

Nosso respeito.
“Ser mestre não é apenas lecionar. Ensinar não é só transmitir conhecimento. Ser mestre é ser instrutor e amigo, guia e companheiro. É transmitir a estes os segredos da caminhada. Nosso carinho aos mestres que souberam, além de transmitir seus conhecimentos, transmitir-nos a sua experiência e apoiar-nos em nossas dificuldades. E hoje, com certeza, nossa gratidão maior é destinada àqueles que não se limitaram em ser apenas mestres…”

Aos mestres (25)

Ao longo desta jornada, lado a lado, vocês estiveram sempre presentes. Muito mais que mestres, foram amigos, me incentivando quando as dificuldades surgiram. À vocês não bastaria um muitíssimo obrigado. O brilho dessa vitória é um reflexo de toda a dedicação, esforço, incentivo e amor. Essa conquista é nossa!

Aos mestres (26)

Ensinar e aprender, ações indissociáveis. No processo do aprendizado, aquele que ensina é também o que aprende, companheiro a desvelar o encanto das possibilidades; e aquele que aprende por vezes ensina, juntos na aventura humana do conhecimento.

Aos mestres (27)

Tivemos mestres que, às vezes, não nos compreenderam e nem se fizeram compreender… Afinal, mestre, por opção ou natureza, é difícil de se ter. Mas houve aqueles que se interessaram, se responsabilizaram, trabalharam com afinco. Que cresceram e acresceram; que inquietaram e não só compareceram; que caminharam junto conosco, não nos abandonando. A esses dedicamos nosso carinho e gratidão, por terem sido verdadeiramente Nossos Mestres.

Aos mestres (28)

“Os professores ideais são os que se fazem de pontes, que convidam os alunos a atravessarem e depois, tendo facilitado a travessia, desmoronam com prazer, encorajando-os a criarem suas próprias pontes.” Nossa homenagem àqueles que, com dedicação, amizade ou pelo simples convívio, ajudaram-nos a chegar ao fim desta caminhada.

Aos mestres (29)

Ser mestre não é apenas lecionar. Ensinar não é só transmitir a disciplina. Ser mestre é ser amigo e instrutor, guia e companheiro, é caminhar com o aluno passo a passo. Ser mestre é ser exemplo. Exemplo de doação, dedicação, de dignidade pessoal e sobretudo de amor. Nosso carinho e gratidão aos mestres que souberam, além de lecionar, transmitir-nos sua experiência e apoiar-nos em nossas dificuldades. O nosso muito obrigado!

Aos mestres (30)

Aos queridos mestres que nos convidaram a voar caminhos do conhecimento, mesmo sabendo que este voar dependeria dos objetivos de cada um de nós.
Portanto, agradecemos a cada um de vocês por cada nova aprendizagem construída, pelas ideias compartilhadas contribuindo para que nos tornássemos mediadores do conhecimento em prol de uma sociedade igualitária.
Enfim, obrigado aqueles professores que foram rígidos e até mesmo impacientes, com as limitações e diferentes de cada um, isso também serviu para nossa formação, portanto obrigado por nos convencerem que éramos melhores do que suspeitávamos, pois a cada novo obstáculos vencido nos sentíamos mais capazes.
Há também os que foram amigos, porém sem deixar de lado o compromisso com o seu papel, pois ser mestre vai muito além de estabelecer regras e obstáculos, ser mestre é possibilitar o crescimento, tendo como princípio o respeito ás singularidades presente numa sala de aula. Por tudo isso, obrigado! Vocês são pessoas dignas de todo carinho e admiração. E uma lição ficou… Os verdadeiros mestres não dominam, inspiram!

Aos mestres (31)

A vocês que nos guiaram além das teorias, mostrando-nos as dificuldades em chegar à maravilhosa conquista. Suas lições incluíram compreensão, amizade e, acima de tudo, vocês nos deram a consciência do valor da profissão. Amigos cuja inteligência e experiência têm sido colocadas a nosso serviço e de quem temos adquirido os maiores e melhores conhecimentos. Nossos agradecimentos e nosso respeito, sempre poucos, diante do que nos foi oferecido.
Patrícia Santos de Jesus

Aos mestres (32)

Ensinar e aprender, talvez esta tenha sido a nossa maior troca. Vocês fizeram um trabalho grandioso, o qual mostrou e nos fez compreender o desconhecido. Seja nas corridas orientações de projeto, nas salas de aula ou nas visitas de campo, nos ajudaram a utilizar técnica e criatividade para transformar. E conseguiram transformar-nos. Muito obrigado, mestres, por terem assumido a tarefa de ensinar e de semear em nós a vontade de superar, através da arquitetura e do urbanismo, os desafios do nosso país, que possamos incorporar o melhor de cada um de vocês, que se doaram por nós.
(Liliana Sousa)

Aos mestres (33)

Neste capítulo de nossas vidas, cada página resultou de sonhos e esforços diários. Nesta construção, rimos e choramos para fazer da edição final, cópia fiel de seus propósitos: converter-nos responsáveis diretos pela manutenção do dom de viver. Perdão pelos erros da jornada, caminho obrigatório dos que se dizem aprendizes. Obrigado por nos direcionarem, por subsidiar nossa coragem de desvendar os mistérios naturais, por dividirem conosco seu tempo, paciência e amizade. Sua presença será eternamente impressa e registrada em cada história pessoal. O laurel desta vitória é estendido a todos vocês!
(Gislene Miranda)

Aos mestres (34)

Com carinho.

Refletindo sobre todo o percurso do caminho percorrido, revendo-o passo-a-passo, descobrimos marcas importantes, nelas consignadas a sua presença. Suas palavras, desde as mais dóceis as mais rudes, influíram no que hoje somos e nos revelou a arte da maturidade sutilmente imposta no limiar desta jornada.
Estejam certos de que estas marcas ficarão esculpidas na história de nossas vidas.

(Gláucia Maria Ribeiro)

Aos mestres (35)

Mestre és os caminho que nos ilumina. Caminho repleto de sabedoria, humanismo, amizade.
Tu nos mostraste que o primeiro passo para alcançar a sabedoria é ter consciência do quanto estamos distantes dela, pois sempre temos muito o que aprender.
Tu nos ensinaste que não adianta dominar o conhecimento médico se não agirmos de maneira hipocrática para com os doentes. Através da amizade, fizeste-nos ver que, apesar das adversidades, alcançamos a vitória. Finda a primeira etapa de nossa vida profissional, é hora de procurar nossos caminhos para um dia nos tornar “caminhos de vida” para os que virão, assim como você o foi para nós.
Obrigado por tudo.

José Francisco de Melo Neto

Aos mestres (36)

Existem professores e existem mestres, no entanto, nem todos professores são mestres. Mestres são aqueles que despertam para além daquilo que se estuda: a verdade humana e a interrogação da existência. Estimulam a criatividade de cada um, a semente das grandes idéias e realizações. A estes que se interessam, se responsabilizam, que cresceram e acresceram, que inquietaram e não só compareceram; que caminharam junto a nós, neste momento dedicamos nosso carinho e gratidão por terem sido Mestres.

Aos mestres (37)

“Ensinar é crer, acreditar que se pode contribuir para a formação de um caráter; é compartilhar de sua própria existência. Aos nossos mestres, pelas lições de saber, pela orientação constante, pela dedicação e renúncias pessoais, por repartirem suas experiências de vida e auxiliarem a trilharmos esse caminho, manifestamos nosso reconhecimento e estima. A vocês, que além de nos transmitirem os seus conhecimentos, nos deram o apoio de amigo nas horas mais difíceis de nossa jornada, o nosso sincero agradecimento. E a nossa compreensão a todos aqueles que se limitaram a ser apenas professores.”

Aos mestres (38)

Mestres são aqueles que não retêm o poder nem o saber, que estão dispostos a perderem o poder para fazer emergir o saber múltiplo.
Mestres, por opção ou natureza, é difícil de se ter… Tivemos.
Mestres que, às vezes, não nos compreenderam nem se fizeram compreender… Tivemos.
Mas houve aqueles que se interessaram, se responsabilizaram, trabalharam com afinco, que cresceram e acresceram, que inquietaram, não só compareceram junto conosco, não nos abandonaram. A esses é que dedicamos nosso carinho e gratidão, por terem sido verdadeiramente nossos Mestres.

Aos mestres (39)

Nossa gratidão àqueles que nos fizeram médicos. Àqueles que foram, mais que professores, mestres e nos despertaram para além dos conhecimentos encontrados nos livros. Deram-nos lição de vida e amor. Ensinaram-nos a ter sabedoria para exercer nossa profissão com respeito ao próximo, procurando aliviar as dores, amenizar o sofrimento e o medo de nossos pacientes. Mestres que também foram amigos e nos guiaram em nossa formação com incentivos e bons conselhos. Levaremos conosco exemplos de profissionais e, principalmente, exemplos de pessoas que são. Hoje nos tornamos colegas, mas vocês nunca deixarão de ser nossos mestres.

“Uns são homens; alguns são professores; poucos são mestres. Aos primeiros, escuta-se; aos segundos, respeita-se e aos últimos, segue-se”.
(Raquel Ecket)

Mensagens Iniciais

Mensagens A Deus

Mensagens Aos que Amamos

Mensagens Comissão

Mensagens Aos Pais ausentes

Mensagens Aos Pais

Mensagens Finais

Inspire-se nas mensagens!