Aos que amamos




Inspire-se com as mensagens que são usadas nos Convites de Formatura.

(1)

“Agradecer é admitir que houve um momento em que se precisou de alguém; é reconhecer que o homem jamais poderá lograr para si o dom de ser auto-suficiente. Ninguém se faz sozinho: sempre é preciso um olhar de apoio, uma palavra de incentivo, um gesto de compreensão, uma atitude de amor. A todos vocês, que compartilharam dos nossos ideais, dedicamos a nossa vitória com a mais profunda gratidão e respeito”.

(2)

Ninguém cruza nosso caminho por acaso. Tampouco entramos na vida de alguém sem nenhuma razão. Por isso estamos radiantes nesta data, por podermos agradecer a Deus pelo convívio com seres tão especiais, que desempenharam a árdua tarefa de nos dar a sustentação necessária para alcançarmos este objetivo. Há sempre alguém em nossa vida impossível de ser esquecido. Vocês, especiais por essência, foram uma das maiores razões para este instante de vitória. Obrigado pelo incentivo nas horas de desânimo, pelo consolo nos momentos de tristeza e pela presença nas alegrias de nossas conquistas. Assim, em gratidão e reconhecimento a esse amor infinito, oferecemos a vocês a glória e o triunfo desta vitória que hoje celebramos. Amamos vocês!

(3)

O que teria sido de nós sem alguém ao nosso lado para nos apoiar, para nos incentivar e até mesmo para nos alertar? Com o amor as coisas ficam mais fáceis, os caminhos mais claros e os medos se dissolvem. Quando amamos, tudo fica bom! Sem vocês, pais, amigos, familiares e namorados, essa conquista não teria sido fácil! Chegamos até aqui porque tivemos vocês, que acreditaram que isso seria possível, que nos deram conselhos e compartilharam os nossos sentimentos, estabelecendo uma relação de confiança e respeito. Vocês são pessoas essenciais para o nosso desenvolvimento e sucesso — tanto pessoal quanto profissional —, portanto, esperamos poder contar com vocês para sempre, para que possamos, a cada dia, conquistar mais um pedacinho deste mundo!!! Obrigado!!!

(4)

Hoje comemoramos mais uma vitória. E isto se deve àqueles que estiveram ao nosso lado em todos os momentos. Pessoas tão especiais que sempre nos ofereceram o melhor que puderam nos dar. Vocês foram a luz do nosso caminho nos momentos de dor e de tristeza, acreditando sempre em nosso potencial. Agora, seguimos confiantes para o futuro. Recebam o nosso muito obrigado repleto de amor e carinho.

(5)

A gratidão é uma das poucas coisas que, se efetivamente reconhecida, conforta-nos e nos realiza. Hoje, queremos oferecê-la a vocês. Dedicamos nosso mérito aos que seguraram nossa mão, presentearam-nos com abraços ou palavras que nos motivaram, que nos ofereceram confiança, dedicação, paciência e compreensão — estando presentes ou se fazendo como tal apesar da distância. Oferecemos a vocês nossa eterna gratidão.

(6)

Cônjuges, filhos, irmãos, namorados, noivos, avós, tios, primos, sobrinhos, amigos… Tantos foram fundamentais nesses quatro anos. Ajudaram-nos, resistiram à falta de tempo e atenção, superaram conosco os problemas, projetos de final de curso, artigos, trabalhos e mais trabalhos. Ampararam-nos ao recebermos uma nota baixa e comemoraram conosco ao atingirmos a máxima. Choraram, riram, estiveram sempre presentes. E, com um sorriso, um abraço ou um carinho, fizeram-nos acreditar que valia a pena continuar! Essa vitória também é de vocês! Obrigado!

(7)

A vocês, que acompanharam o tempo de nossa ausência, por força de nossas ocupações acadêmicas ao longo destes longos anos, nosso isolamento nos intermináveis momentos de estudo… Vocês foram testemunhas oculares de nossas noites em claro, de nossas ansiedades, de todos os nossos sofrimentos e souberam entender, às vezes com o coração apertado, a atenção que não pudemos dar, o amor que às vezes não conseguimos demonstrar, as datas que não foram comemoradas, os passeios que não pudemos fazer, as lágrimas que não enxugamos, as brincadeiras e momentos de ternura de que não participamos nesta longa caminhada. E mesmo assim, ainda nos animaram e encheram nossos corações de entusiasmo e amor, nos fazendo crer que realmente estávamos fazendo a coisa certa! Vocês, mais do que qualquer um, sabem que a jornada foi longa e que as pedras em nosso caminho foram muitas! Mas chegamos vitoriosos ao fim da estrada, pois vocês sempre acreditaram em nós e não nos deixaram carregar o fardo sozinho! Parabéns a todos! Não importa quantos nomes tenham, o mérito de nossa vitória também é de vocês!

(8)

Deus, pais, mestres, família, amigos: todos vocês são participantes desta conquista. Vocês que sempre estiveram presentes em nossas vidas e que nos encorajaram a continuar e assim vencer. Este é o sentimento que toma conta de nós neste momento: vitória!!! Bem sabemos que não existe vitória sem luta. Mas hoje podemos olhar para trás e dizer: valeu a pena. Todo cansaço, toda preocupação, toda correria, tudo o que vivemos valeu a pena. Conquistamos novas amizades, adquirimos mais conhecimento e muitos são os motivos de estarmos orgulhosos neste momento, mas o mais importante deles é por termos pessoas tão especiais ao nosso lado. Pessoas que nos deram força nos momentos difíceis, que nos ajudaram a concluir mais esta etapa da nossa vida. A todos vocês que de alguma forma participaram desta vitória, não poderíamos deixar de dizer: muito obrigado!

(9)

Vocês, pessoas que amamos, são cúmplices deste momento. São parceiros desta conquista. Afinal, o que seria de nós sem a força e o incentivo para que continuássemos caminhando? São muitas as formas de amar e, durante estes cinco anos, vocês foram dedicados e pacientes. Silenciaram-se quando reclamávamos e disseram palavras que precisávamos ouvir quando nos calávamos. Suportaram as nossas ausências e compartilharam nossas angústias. Secaram nossas lágrimas, colocaram sorrisos em nossos rostos… e muitas vezes não nos lembramos de agradecer. Mas saibam que só foi possível chegar até aqui porque sabíamos que podíamos contar incondicionalmente com vocês. E hoje, nesse dia tão especial, podemos declarar que o nosso `muito obrigado` é tão intenso e sincero quanto o nosso amor!

(10)

As palavras somem diante da emoção deste momento, não é fácil falar de quem se ama, principalmente se são aqueles que ouviram nossos desabafos, presenciaram nosso silêncio e conviveram com nossas frustrações e conquistas. Obrigado aos nossos irmãos por nos darem carinho e incentivo, pelas brigas e risadas costumeiras, que, quando ausentes, deixavam – e deixam – em nós um grande vazio. Aos amigos, perseverantes e pacientes, por terem compreendido e aceitado nossas ausências. Sabemos que, muitas vezes, deixamos de estar presentes para abraçá-los, mas fiquem certos de que sempre tínhamos o pensamento e o coração ligados em vocês. Aos nossos namorados, noivos e esposos, que tantas vezes deixamos em segundo plano, mas que, mesmo assim, abraçaram nossa luta como se fosse sua. A luta por um futuro melhor se reiniciará e o que nos dá força e estímulo é a certeza de que temos pessoas que nos amam ao lado. Dizer obrigado com amor é pouco para uma emoção que, com palavras, dificilmente seria traduzida.

(11)

Existem pessoas que, através de seu amor, tornam-nos vencedores desta conquista que estabelecemos neste momento. Nestes seis anos tivemos a grande sorte de ter vocês para compartilhar conosco deste grande sonho. A vocês só nos resta dizer o nosso “muitíssimo obrigado”! Pela compreensão, pelos momentos de ausência e extremos de alegria e de tristeza. Vocês sofreram o nosso sofrimento, choraram as nossas lágrimas, mas as enxugaram com ternura. Vocês estiveram conosco sempre, nos apoiando incondicionalmente a cada passo, sendo pacientes e dedicados. Silenciaram quando reclamávamos e disseram as coisas que precisávamos ouvir quando nos calávamos. A estrada foi longa, mas em vocês encontramos a força e o incentivo necessário para que continuássemos caminhando. O nosso “muito obrigado” é tão sincero e tão intenso quanto o nosso amor.

(12)

“Com vocês, que entenderam nossas ausências, aceitaram nossas omissões, compartilharam de nossas lágrimas e sorrisos, dividimos, agora, o mérito desta conquista. As alegrias de hoje também são suas, pois seu amor, estímulo e carinho foram as armas desta vitória”.

(13)

“Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso – em suma, é a nós mesmos – que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa.” Fernando Pessoa

(14)

“Quanto mais conhecemos, mais amamos.” Leonardo da Vinci

(15)

“Nem o sol, nem o mar, nem o brilho das estrelas, tudo isso não tem valor sem ter você… Nem o perfume de todas as rosas , é igual à doce presença do teu amor…” Foi por causa de você que os momentos mais difíceis dessa jornada tornaram-se mais amenos e suportáveis. É por causa de você que esta vitória tem sabor e brilho tão especial. “Formanda Silvana Maria de Carvalho Mendes”

(16)

Àqueles que acompanharam nossos passos, mesmo quando foi preciso correr para andarmos juntos, obrigado. Obrigado aos nossos irmãos, que fizeram as coisas ficarem mais leves e lúcidas. Obrigado pela risada e pela briga de sempre. Obrigado por terem me lembrado de quem eu era, nos momentos em que olhei para minha turma e não me enxerguei, quando nada parecia meu. Obrigado por terem guardado o meu mundo nas mãos, para tê-lo como refúgio. Aos amigos que ficaram tanto tempo esperando nossas visitas que nunca aconteceram, que se acostumaram com nossos “parabéns” atrasados, que aceitaram tantos “hoje eu não posso ir”, sem questionar. Que estiveram sempre disponíveis quando nosso tempo para eles era tão limitado; obrigado. Aos nossos namorados(as), noivos(as), esposos(as) e filhos(as) que tantas vezes deixamos em segundo plano, e que abraçaram este sonho como se fosse deles. Agradecemos pelo ombro, pela admiração, mesmo quando foram deixados de lado. Obrigado àqueles para os quais não fomos suficientemente pais, filhos(as), irmãos(ãs), amigos(as), namorados(as), e por nos amar tanto contribuíram para que fôssemos suficientemente profissionais. Agradecer é admitir que houve um momento em que se precisou de alguém; é reconhecer que o homem jamais poderá lograr para si o dom de ser auto-suficiente. Ninguém e nada cresce sozinho: sempre é preciso um olhar de apoio, uma palavra de incentivo, um gesto de compreensão, uma atitude de amor. A todos vocês, que compartilharam dos nossos ideais, dedicamos a nossa vitória com a mais profunda gratidão e respeito.

(17)

“Ninguém e nada crescem sozinhos, sempre é preciso um olhar de apoio, uma palavra de incentivo, um gesto de compreensão, uma atitude de amor. Afinal, sua compreensão, incentivo, carinho e paciência representam a alma desta vitória.”

(18)

De repente um obstáculo, o vocabulário me parece limitado e não consigo uma forma verbal digna capaz de me expressar… mas é sempre assim, as palavras se tornam pequenas quando tentamos descrever pessoas que são mais que pessoas… relatar emoções que superam emoções… dessa forma deixo apenas reticências, pois, assim, tudo o que as palavras não conseguiram dizer tenho a certeza de que seu coração será capaz de interpretar…

(19)

Àqueles que estiveram ao nosso lado em todos os momentos; que fizeram de nossos sonhos seus próprios objetivos e de nossos objetivos sua própria luta. Pessoas especiais que não pouparam esforços para que o sorriso que hoje trazemos no rosto fosse possível. À você, que segurou a minha mão quando eu achei que ia cair; que compreendeu a minha ausência em momentos em que eu não poderia ter faltado; que enxugou minhas lágrimas quando o choro fez-se inevitável… Nosso “Muito Obrigado” parece pequeno para agradecer tudo o que fizeram por nós. É por isso que hoje, dedicamos a nossa conquista à vocês, que caminharam ao nosso lado e acreditaram em nosso sucesso. (Fernanda Magalhães Moreira)

(20)

Vocês foram presença constante nos momentos de certeza e dúvidas, vitórias e derrotas. Nos transmitiram, mesmo em silêncio, amor e compreensão… Sofreram nossa ausência quando o dever e o estudo nos chamavam, ainda assim nos entenderam: souberam respeitar e valorizar nossos limites e esforços. Com vocês aprendemos o valor do respeito, cumplicidade, amizade; o que é saudade… dedicação e abdicação. Em vocês encontramos força e incentivo para continuar. Esta conquista tem a sua presença… o seu amor! Obrigada! Wanessa Dornela de Oliveira “O amor é uma companhia. Já não sei andar só pelos caminhos. Porque já não posso andar só.” (Fernando Pessoa)

(21)

Àqueles que acompanharam nossos passos, mesmo quando foi preciso correr para andarmos juntos, obrigado. Obrigado aos nossos irmãos e familiares por terem guardado nosso mundo nas mãos, para tê-lo como refúgio. Aos amigos que ficaram tanto tempo esperando nossas visitas que nunca aconteceram, que se acostumaram com os nossos “PARABÉNS” atrasados, que aceitaram tantos “hoje não posso ir” sem questionar, que estiveram sempre disponíveis quando nosso tempo para eles era tão limitado, obrigado. Aos nossos namorados, noivos e esposos que tantas vezes deixamos em segundo plano, que abraçaram este nosso sonho como se fosse deles. Agradecemos pelo ombro, pela admiração, mesmo quando foram deixados de lado. Obrigado àqueles para os quais não fomos suficientemente filhos, irmãos, amigos, namorados e que por nos amar tanto contribuíram para que fôssemos suficientemente médicos.

(22)

“A vocês, que sempre souberam me fortalecer e me reerguer nos momentos de desânimo e cansaço, que tantas vezes foram estímulo para a luta, força quando os ideais pareciam distantes, abrigo seguro no desalento, que respeitaram profundamente a minha maneira única de ser e compartilharam comigo as dificuldades e dissabores da caminhada; que foram presença certa nas horas de conflito interior, garantindo a minha paz de espírito e me revestindo de firmeza nos propósitos. O meu muito obrigado a vocês que enriqueceram a minha mente, que encheram de amor e de ternura o meu coração, que me incentivaram, acreditaram e sorriram para mim, pois as minhas alegrias também são suas e estão todas elas marcadas pelo estímulo, amor, carinho e compreensão que vocês me proporcionaram. Muito obrigado a vocês porque hoje eu encontro na minha conquista sincera e tranquila a presença de todos vocês.”

(23)

Obrigado a vocês que acreditaram e compartilharam de nossos sonhos. Que com uma palavra, um gesto, e até mesmo com um olhar nos fizeram perceber que somos capazes. Vocês estiveram presentes em nossa solidão, respeitaram nossa maneira de ser. Muito obrigado por todas as vezes que ouviram e deram seu apoio. A vocês nosso carinho, gratidão e desculpas pela ausência nos momentos em que nossa companhia era importante. Em nossas conquistas há muito de suas presenças e junto com vocês seremos muito mais do que sonhamos. Kelly dos Santos Menezes

(24)

Hoje estamos realizando um sonho que não sonhamos sozinhos. Sempre é preciso um olhar de apoio, uma palavra de incentivo, um gesto de compreensão, uma atitude de amor para vencer. A vocês que fizeram parte desta vitória, que muitas vezes suportaram nossa ausência e mesmo assim estiveram presentes, nos escutando nos momentos em que a angústia batia, quando das incertezas de um diagnóstico, de como conduzir um caso e vários outros. Agüentaram nossa tensão frente às provas e aos compromissos acadêmicos. Agora quero sorrir, chorar, abraçá-los e dedicar-lhes essa vitória, com o mais profundo respeito e gratidão, e dizer-lhes: Muito obrigado! Patrícia Juliana Guimarães

(25)

Há sempre alguém na vida da gente impossível de se esquecer… Hoje, mais que em qualquer dia, reconheço que a força deste amor me impulsionou a vencer as intempéries da vida e a seguir em frente mais forte do que nunca. Sei que sempre esteve comigo me dando apoio nas horas felizes e nos momentos de tristeza. Como é bom ter a certeza de que pôde suportar minha ausência e mesmo assim me amar. E nessa comunhão de sentimentos, mesmo quando estávamos longe, nos sentíamos perto, pois nosso amor ampara, vem da alma e se faz entender pelo olhar. E por mais indiferente que nos queira parecer, há sempre alguém na vida da gente impossível de se esquecer!!! (Daniela A. Amaral, Karyna M. Mello & Renata S. Guetti)

(26)

Sabemos que muitas foram às vezes que seus olhos nos buscaram, e estivemos ausentes. Muitas vezes quiseram nos abraçar e não nos encontraram. Outras vezes buscaram nosso sorriso e não estávamos disponíveis. Mas você não desistiu, compreenderam a ausência, suportaram a distância, relevaram nosso mau humor (principalmente às vésperas de uma prova e, às vezes, após algumas delas), e ouviram, com a mesma disposição desde o início, nossas longas histórias acadêmicas. Quanta paciência e dedicação! O seu apoio constante fez com que sentíssemos fortes e confiantes para superar momentos de indecisão e fraqueza. Hoje estamos de volta para agradecer a você que com tanto amor, compreensão e companheirismo nos conduziu a essa vitória.

(27)

Sabemos que muitas foram as vezes que seus olhos nos buscaram, e estivemos ausentes. Muitas vezes quiseram nos abraçar e não nos encontraram. Outras vezes buscaram nosso sorriso e não estávamos disponíveis. Mas você não desistiu. Renunciou ao que foi preciso para realizar nosso sonho. O seu apoio constante fez com que nos sentíssemos fortes e confiantes para superar momentos de indecisão e fraqueza. Hoje estamos de volta para agradecer a você que, com tanto amor, compreensão e companheirismo, nos conduziu a esta vitória.

(28)

Àqueles que estiveram conosco a todo o momento nesta caminhada. Aos maridos, esposas, filhos, irmãos, namorados e demais parentes, pelo incentivo e apoio.
Nossa gratidão!
Nessa eterna lembrança aos amigos e colegas que vibraram conosco durante estes anos de vivência universitária. Movidos por esses “amores” tudo ficou mais fácil, menos complicado. Queremos compartilhar com vocês… Pessoas tão especiais, os méritos desta vitória que também são suas.

(29)

Frequentemente, nossas angústias, dúvidas e cansaço foram sentidos e compartilhados por vocês. Quantas vezes estivemos distantes, e a única coisa que nos deixava prosseguir nessa caminhada era a certeza do amor, amizade e carinho despendidos por vocês. Chegamos ao final desta jornada e vocês continuam ao nosso lado e, é exatamente por isso que seu amor, estímulo e compreensão são a alma desta conquista.

(Janaina Coelho de Lara)

(30)

“Tema difícil de devanear, já que o Amor e o Amado são mais do que pessoas ou palavras, e sim, um sentimento, um conjunto de sentimentos bons que se mesclam.
Foram momentos maravilhosos e infinitos nos quais vivemos com vocês, nossos amores, que se mantiveram unidos conosco mesmo em cada situação de angústia, stress, tempo escasso e todos os subterfúgios que usamos para que tivéssemos um pouco de momentos a sós, ou para nos prepararmos para o próximo dia. Sabemos que foi difícil para vocês também, que nos queriam aos seus lados, mas tenham certeza, que muitas das desculpas eram reais e necessárias. Perdoem-nos por não estarmos presentes em alguns dos períodos importantes das suas vidas. Mas, saibam que vocês foram uma das maiores razões para esse instante de vitória, com cada incentivo e paciência conosco e nisto reside o verdadeiro sentido do amor.”
É difícil encontrar palavras para demonstrar o quanto nós os amamos. Vocês que estiveram conosco em cada uma das nossas situações de angústia, stress, falta de tempo. Sabemos também o quanto foi difícil para vocês suportar e nossa ausência quando nos queriam ao lado. Todas as desculpas foram reais e necessárias. Saibam, porém, que vocês foram uma das maiores razões para nossa vitória, com cada inventivo e paciência. Tudo isso traduz o verdadeiro sentido do amor e da vida.
Marco A. Cezario Junior

(31)

A vocês que nos ensinam a encontrar forças para superar aquilo que pensamos ser nosso limite. A vocês que, em meio às dificuldades e à correria, estiveram sempre presentes com abraços, sorrisos e palavras de consolo. Com seu carinho e confiança, aprendemos a caminhar em direção aos nossos sonhos mais verdadeiros… Sonhos que ao sonharmos juntos são realidade. Obrigada!

INICIAIS

INDIVIDUAIS

A DEUS

AOS PAIS

AOS PAIS AUSENTES

AOS COLEGAS

AOS MESTRES

COMISSÃO DE FORMATURA

AOS FUNCIONÁRIOS

MENSAGENS FINAIS

Inspire-se nas mensagens!