Iniciais




Inspire-se com as mensagens iniciais que são usadas nos Convite de Formatura

Mensagem inicial (1)  

“A gente quer ter voz ativa,
No nosso destino mandar,
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega o destino pra lá…”

É único o sentimento de cada formando diante de um momento tão especial. Momento que abrigou emoções indescritíveis, proporcionou experiências singulares e fez com que pessoas tão diferentes tornassem-se tão próximas. Cada sorriso, abraço e olhar marcaram corações, e, assim, a busca constante por algo deu lugar à magia de poder partilhar sensações intensas e novas. O que nos faz ser grandes é não perder o futuro de vista. O que nos movimenta é a vontade, o desejo e, também, a angústia, a angústia de querer ser. É chegar a um ponto, fincar a bandeira da conquista e, neste instante, começar a buscar outros portos. Então, passados longos, no entanto, rápidos cinco anos, estes de lutas, conquistas, tropeços, amizades, realizações, frustrações, finalizamos uma batalha e logo daremos início a outra. Descobrimos que não só nos envolvemos, mas fomos absorvidos por tamanho entusiasmo e empenho, e temos a sensação, hoje, de que tudo que foi escolhido teve um propósito para o crescimento do grupo”

Mensagem inicial (2) 

A caminho desta conquista vivemos muitas experiências, ampliamos nossa visão e nosso conhecimento. Aprendemos a conviver, a não desistir de lutar, a tentar novamente, a superar e a surpreender.
Hoje, ao folhearmos este convite, a imaginação toma forma e histórias são revividas — seja através de lágrimas ou sorrisos. O certo é que, ao olharmos para trás, precisamos reconhecer e agradecer a todos que contribuíram para que, hoje, pudéssemos chegar aonde chegamos. Esta vitória tem o sabor das dificuldades superadas, do dever cumprido, das sólidas amizades e dos momentos inesquecíveis compartilhados.

“De tudo ficarão três coisas: a certeza de que estamos começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança. Do medo, uma escada. Do sonho, uma ponte. Da procura, um encontro”.
(Fernando Sabino)

Mensagem inicial (3)  

Uma vez conhecido o caminho, só há uma coisa a fazer: seguir em frente. Se será fácil ou difícil, claro ou escuro, pequena vereda ou larga estrada, isso não importa. Temos que dar o primeiro passo, que é sempre o mais difícil. Está lançado o desafio. E por menor que seja o passo, é sempre uma conquista. No caminho que cada um escolheu, tem-se uma missão a ser cumprida, custe o que custar. Haverá momentos nos quais as forças diminuirão, a energia faltará e acharemos que é peso demais para os nossos ombros… Mas suportaremos. Venceremos. Haverá sempre uma energia guardada que nem nós supúnhamos possuir. O importante é não desanimar, não parar. Dar sempre um passo à frente. Não importa o tempo que se leva… E nem é preciso correr. O tempo não conta. O que importa é o esforço feito, o passo que se deu, o terreno que se ganhou, os amigos que se conquistaram e o quanto se aprendeu. Nessa caminhada, temos sempre que dar o primeiro passo.

Mensagem inicial (4) 

O desconhecido sempre causa temor e curiosidade. Mas a curiosidade prevalece e a determinação nos impulsiona rumo à conquista. No princípio éramos movidos pelo ânimo do novo, pela sede de desvendar o que nos era obscuro e o prazer que isso nos proporcionava. Mas, no decorrer do tempo, o que nos manteve no caminho foi a dedicação e o desejo de chegar ao fim. Hoje é chegada a hora de comemorar a nossa conquista, de nos despedirmos dos anos que passamos juntos e nos prepararmos para o futuro que nos aguarda. Agora é tempo de buscar alcançar novos sonhos e pôr em prática os conhecimentos sobre nossas ciências e sobre nossas vivências, através da paixão pela profissão. E que essa paixão, juntamente com a ética, guie-nos a fazermos sempre o melhor, mesmo achando que o melhor ainda seja insuficiente.

Mensagem inicial (5) 

Há quatro anos demos início ao sonho. Chegamos sem saber ao certo o que iria nos acontecer nos próximos anos, tudo parecia novo, não imaginávamos que seria uma experiência única, louca e deliciosa. Quem eram todas aquelas pessoas ao nosso redor? Todos estavam ali em busca dos mesmos sonhos e dos mesmos ideais. Os anos foram se passando, dificuldades, choros, alegrias, festas… E aquelas pessoas, antes estranhas para nós, hoje se tornaram queridos amigos sem os quais nem imaginamos mais a vida. Hoje estamos aqui, chegamos ao fim de um longo caminho cheio de obstáculos, mas que se tornou mais fácil com a força de Deus e o carinho de nossos pais, mestres, amigos e companheiros. Hoje podemos comemorar, mas com a certeza de que esse foi apenas o primeiro passo para muitas conquistas.

Mensagem inicial (6)  

Iniciamos essa importante etapa de nossas vidas com grandes expectativas e indagações. Olhávamo-nos com curiosidade, buscando conhecer aqueles que seriam nossos companheiros por quatro anos consecutivos, certos de que a única semelhança que tínhamos era a nossa escolha. Desejar aprender não é tarefa fácil, pois muitas vezes precisamos desconstruir tudo que julgávamos saber. Abraçamos esse desafio, ansiosos pela busca do conhecimento. Entretanto nos surpreendemos ao perceber que muitas de nossas perguntas ficaram sem respostas e que tantas outras surgiram. Mudamos muito ao longo desse tempo, mudamos de opiniões, compartilhamos ideias, trocamos experiências, crescemos e amadurecemos. Contudo, as mudanças continuarão, pois encerramos uma etapa, mas iniciamos outra. Teremos novos desafios e novas ansiedades, mas teremos também muitas lembranças e um desejo enorme de vencer! Vencer a nós mesmos, nos superarmos a cada dia, e quem sabe… nos reencontrarmos em novas caminhadas.

Mensagem inicial (7) 

A caminhada foi longa, passamos quatro anos de intensas emoções e dedicação. Os desafios foram grandes, mas sobrava vontade de vencer. Durante esse tempo foram muitas as lutas e as descobertas, mas o mais importante foi a realização do sonho, esse que foi perseguido por cada um de nós. Hoje podemos, juntos, olhar para trás e constatar nossa evolução ao longo dos anos e brindar o início de um longo caminho de realizações que ainda está por vir.

Mensagem inicial (8)  

No início era apenas um ideal em comum, éramos pessoas diferentes, dos mais diversos cantos, cheias de sonhos, medos, inseguranças, dúvidas, lágrimas e sorrisos a percorrer uma longa trajetória. Trajetória esta que a cada dia se tornava uma incrível jornada pelo conhecimento. Passamos por momentos de tensão, períodos de dificuldades, horas e problemas que pareciam não ter fim. Mas estávamos ali, firmes em nosso propósito, perseverantes, acumulando experiências, superando dificuldades, enriquecendo nossas vidas, nos tornando adultos e profissionais. Lutamos!!! E hoje, juntos, nós vencemos! Estamos preparados para o amanhã! A alegria do presente momento é infinita, fica o respeito e as boas lembranças jamais serão esquecidas! E o futuro? Este ainda nos reserva muito mais, nossa história está apenas começando.

Mensagem inicial (9) 

“Ajuntei todas as pedras
Que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
E no alto subi”.
(Cora Coralina)

Ingressamos na universidade com um grande sonho e grandes planos, muito otimistas e muito felizes com as escolhas e decisões que havíamos tomado. O que não sabíamos era que nos depararíamos com muitos obstáculos, alguns muito altos, outros nem tanto, mas os encontraríamos. Durante o curso sentimos todas as pedras que nos eram lançadas, todas as barreiras que nos eram impostas e todas as adversidades que nos eram apresentadas. Mas o mais importante foram as nossas atitudes perante tudo isso. Nós não desistimos, lutamos com garra e força, superamos as adversidades, vencemos as barreiras e fizemos das pedras degraus resistentes que nos levariam à realização de nossos sonhos. Subimos os degraus com dignidade e com a certeza de que tudo valeria a pena. E valeu. Hoje concluímos mais um lance desta escadaria, um sonho foi conquistado. Festejemos esta vitória que não é apenas nossa, mas de todos que compartilharam conosco os duelos de cada dia, de cada semestre e de cada ano. Somos vencedores e como tais nos orgulhamos. Ainda há muito que alcançar, muitas barreiras a superar, muitos sonhos a conquistar. Mas agora vamos celebrar e vibrar com nossa grande conquista. Amigos, nos formamos! Sucesso para todos nós!

Mensagem inicial (10)

“É preciso encontrar as coisas certas da vida para que ela tenha o sentido que se deseja. Assim, a escolha de uma profissão também é a arte de um encontro, porque uma vida só adquire vida quando a gente empresta nossa vida para o resto da vida”.
(Vinícius de Moraes)

O tempo passou… E, hoje, mais uma fase de nossas vidas chega ao fim, iniciando-se uma nova, cheia de responsabilidades e decisões. Estes quatro anos não serviram apenas para formar profissionais, mas também para nos ensinar a lidar com as situações difíceis com criatividade. Mesmo com a dolorida despedida, tudo ficará vivo na memória.

Mensagem inicial (11)

Somente os fortes alcançam a vitória, porque os fracos logo se deixam vencer pelo desânimo… Somente os fortes conquistam os altos cumes, porque sabem escalar a montanha passo a passo e lentamente vencer os percalços… Toda subida exige esforços, perseverança e coragem. Aqueles que temem os desafios ou que já antecipam o fracasso são vencidos pelo descrédito em si mesmos e serão, na certa, derrotados… Pois, antes de tudo, é a força interior que nos faz capazes de vencer!

Mensagem inicial (12)

Quando subirmos ao palco, em trajes de festa, coração batendo mais forte, tremor generalizado invadindo o corpo, plateia aplaudindo a nossa conquista, talvez o nervosismo nos domine e não sintamos a maravilhosa magia do momento sublime do qual nos aproximamos. Mas um dia, quando a saudade nos fizer abrir as páginas deste convite e recordar, tudo será vivido como se estivesse novamente acontecendo. E iremos nos sentir mais completos, mais inteiros, como hoje.

Mensagem inicial (13)

“Agora já podemos contemplar um horizonte. Não que isso signifique a finalização de nossas vidas. É, sem dúvida, uma conquista: Mas jamais será tudo! É um constante começo. Seremos, sempre, eternos sonhadores a vislumbrar o futuro. Envelheceremos, sem, contudo, alcançar as estrelas do céu…” Mas hoje alcançamos o nosso objetivo: Formamo-nos no curso que escolhemos.

Mensagem inicial (14)

“Estuda. O Direito se transforma constantemente. Se não seguires teus passos estarás cada dia mais distante do teu objetivo. Pensa. O Direito se aprende estudando, porque exerce pensamento. Trabalha. Tua profissão é uma árdua fadiga posta a serviço da Justiça. Luta. Teu dever é lutar pelo Direito; porém, no dia que encontrares em conflito o Direito com a Justiça, luta pela Justiça. Tolera. Tolera a verdade alheia na mesma medida em que queres que seja tolerada a tua. Tem paciência. O tempo se vinga das coisas que se fazem sem a tua colaboração. Tem fé. Tem fé no Direito, como o melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça como destino normal do Direito; na paz como substitutivo bondoso da Justiça; e, sobretudo, tem fé na liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem paz. Esquece. Se em cada batalha fores carregando tua alma de rancor, chegará um dia em que a vida será impossível para ti. Ama tua profissão. Trata de considerar o Direito de tal maneira que, no dia em que teu filho pedir conselho sobre seu destino, consideres uma honra para ti propor-lhe o mesmo caminho.”

Mensagem inicial (15)

Saber quando consultar o relógio e quando perder a hora em uma atividade é discernir entre o que dá retorno e o que não. Retorno pessoal, profissional, capital… O importante é perceber o esforço como investimento. Lembremo-nos sempre de pesar as variáveis, sejam matemáticas, humanas ou de qualquer outra natureza. Sem preconceito, avaliemos cada hipótese. Humildade para assimilar propostas; presença de cena para darmos nossa fala. Atenção, cautela, auto-controle, auto-crítica, ações pensadas e repensadas… O que é preciso para uma decisão? Administração. Bem administrar é essencial em qualquer contexto, para qualquer profissão. Saber administrar é acertar na escolha do alvo e na dinâmica para atingi-lo; é ter condições reais de sucesso.

Mensagem inicial (16)

“Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Porém há os que lutam toda a vida. Esses são os imprescindíveis”. Bertolt Brecht

Mensagem inicial (17)

“Não existem no Brasil advogados demais para o trabalho da justiça. O que existe é exatamente injustiça demais à espera do trabalho dos advogados.” (Nilo Batista)

Mensagem inicial (18)

Agora já podemos contemplar um horizonte Não que isso signifique a finalização de nossas vidas É, sem dúvida, uma conquista Mas jamais será tudo! Seremos, sempre, eternos sonhadores a vislumbrar o futuro Envelheceremos, sem contudo, alcançar as estrelas do céu…

Mensagem inicial (19)

“Um dia uma pequena abertura apareceu num casulo. Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas e como se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então, pareceu que ela havia parado de fazer progresso, que tinha ido o mais longe que podia e não conseguia mais. Assim, o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta saiu facilmente, mas seu corpo estava murcho, pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observá-la, pois esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e as asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo pelo qual Deus fazia com que o fluído de seu corpo fosse para as suas asas, de forma que ela estaria pronta para voar, uma vez que estivesse livre do casulo. Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, Ele nos deixaria incapacitados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.” “O maior bem que podemos fazer aos outros não é oferecer-lhes a nossa riqueza, mas levá-los a descobrir a deles.” Louis Lavelle

Mensagem inicial (20)

Se eu tivesse o Dom da rima
Ou se fosse trovador
Eu traduziria em versos
A alegria e a dor,
A tristeza e a saudade,
A saúde e a doença,
A mentira e a verdade,
A solidão e a desavença.
Se eu pedisse ao meu Senhor
E tivesse permissão,
Eu cantaria o amor,
Na mais suave canção,
E encantaria os anjos,
Na sublime louvação
Dos que sonham
E dos que riem
Dos que têm a vocação
De trabalhar com amor
Na ajuda ao irmão.
Mas se ainda me permite
Eu expor uma opinião,
E perguntar com respeito
E a maior atenção:
Quem é aquela que chega
E lhe conduz pela mão?
Lhe conforta e alivia
Os ferimentos e a dor,
Lhe escuta com brandura,
Com paciência e amor?
Quem é sempre a primeira
Que nos leitos de dor,
Lhe visita de manhã
E sempre se preocupa
Como a noite passou?
Eu ainda ousaria
Em fazer uma alusão:
Quem escuta seu gemido
E a sua aflição,
Na noite silenciosa,
E lhe traz a sedação?
Se ainda me permite
Eu darei a explicação:
É ela sempre a primeira
Quem nos traz a solução,
Nos momentos mais difíceis
Sem pedir explicação
De raça, crença, ou pátria,
Sem importar profissão.
É você, Oh! ENFERMEIRO
Que retrato nestes versos
Com respeito e atenção
Pelo seu conhecimento
Pela sua formação.
E unir ao seu trabalho
Ciência, técnica e ação,
Compromisso e dinamismo,
Respeitando o cidadão
Que carente e dependente
Nem sempre é atendido.
Ao que mais falta ao irmão:
O conforto, a palavra
A destreza, a ação
Colocando em cada ato,
O que é raro em nosso tempo,
AMOR E HUMANIZAÇÃO.
E se ainda me ouve
Eu devo completar…
Porque na sua tarefa
E modo de trabalhar
Não deixa transparecer
Mágoa, tristeza ou rancor,
Transmite serenidade
Simplicidade e calor.
E por isto e muito mais
É com toda lealdade
Que registro nestes versos
Com respeito a HOMENAGEM
Aos que abraçaram com AMOR
A PROFISSÃO DE ENFERMAGEM.

Recife, maio de 1997 MARIA DE LOURDES QUINTINO

Mensagem inicial (21)

Um presente de diferentes medicinas e diversas formas de exercer e viver o ato médico. Um momento inquieto de um mundo em interrogação, que transmite suas questões através das ações e pensamentos de todo um povo… …de todas as formas de ocupação, atuação e manifestações humanas. Idéias que confluem, idéias que divergem. Uma Medicina que reflete essa atualidade, dividida entre quem pode pagar e quem espera aflito para receber, entre quem é visto em partes e quem é contextualizado diante de sua história de vida, entre quem pode procurar a saúde e quem só pode encontrar a doença, entre quem quer buscar evoluir na vida e quem da vida já não espera um algo mais. Antíteses que esperam talvez não uma unificação, pois a polaridade é intrínseca à vida, mas conflitos e sofrimentos que, certamente, podem ser diminuídos por todos aqueles que buscam evoluir na vida e serem assim pioneiros de sua história e daquelas que os rodeiam. “Pioneiro: 1) Explorador de sertões; o primeiro que abre ou descobre caminho através de região mal conhecida. 2) Precursor. 3) Diz-se de obra, serviço, iniciativa, idéia, etc., que se antecipa ou abre caminho a outros iguais ou similares.” – Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Mensagem inicial (22)

“Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque ele se tornará uma máquina indestrutível, mas não uma personalidade. É necessário que se adquira um sentimento; um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto.” (Albert Einstein)

Mensagem inicial (23)

“O que faz a vida valer a pena é essa constante incerteza quanto ao momento seguinte. É isso que nos estimula a inventar, a criar, a realizar, a tentar melhorar o nosso mundo.” (Autor desconhecido)

Mensagem inicial (24)

Creio invencivelmente que a ciência e a paz triunfarão da ignorância e da guerra, que os povos chegarão a um acordo não para destruir, mas para construir, e que o futuro pertencerá aos que mais tiverem trabalhado para aliviar o sofrimento humano (Pasteur).

Mensagem inicial (25)

Minha medida não é a medida do meu olho, que mira a distância com ânsia e medo Nem a medida do meu braço, um traço frágil entre minha ilha e outra. Minha medida não é a medida do tempo, elemento descuidado do meu corpo. Não se mede em cores, distâncias nem dias. Mede-se no tamanho da vida entre minha consciência e meu sonho.

Mensagem inicial (26)

“Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.” (Hermann Hesse)

Mensagem inicial (27)

O modelo de desenvolvimento capitalista do século XX teve como prioridade uma predatória acumulação unilateral de riquezas materiais. Esse processo fez da vida sua presa, subordinando-a a tal prioridade. A conseqüência foi a degeneração das relações humanas, dentre as quais está a relação médico-paciente.
A partir do momento em que os efeitos dessa degeneração passaram a gerar demandas jurídicas, tornando-se supostamente compensáveis por meio de indenizações financeiras, a boa relação médico-paciente começou a ser apresentada como um objeto que ajuda a proteger o médico contra tais demandas.
Entretanto, essa relação é importante, mas não porque poderá trazer problemas jurídicos ou financeiros caso seja mal conduzida, e sim porque é, acima de tudo, uma relação humana. Portanto, só tem possibilidade de ser moralmente bem sucedida se for um fenômeno horizontal, matizado pelo respeito, tolerância, compreensão e afeto.
Isso significa que o verdadeiro motivo que um médico tem para se relacionar bem com seus pacientes não está nos riscos e benefícios que esse envolvimento oferece, mas no encontro entre seres humanos que representa.
Professor Bernardino Geraldo Alves Souto – Patrono

INDIVIDUAIS

A DEUS

AOS PAIS

AOS PAIS AUSENTES

AOS COLEGAS

AOS MESTRES

AOS QUE AMAMOS

COMISSÃO DE FORMATURA

AOS FUNCIONÁRIOS

MENSAGENS FINAIS

Inspire-se nas mensagens!