Toda boa mensagem de formatura é, acima de qualquer coisa, nostálgica e motivadora.
Para construí-la pode-se fazer uso de algumas ferramentas, entre elas, escolher um tema central. Este tema deve ser algo que toque os formandos e os faça relembrar de todo o caminho que enfrentaram para chegar aquele momento. Alguns exemplos são as transformações que a turma passou desde o início e os obstáculos vencidos. Vale lembrar que a mensagem deve tratar dos formandos como um todo, sem adentrar muito as características individuais.
Outra maneira de construir uma mensagem coesa é adotar uma estrutura de três atos, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Desta forma os leitores serão guiados pelo texto e entenderão a mensagem como um todo.
O primeiro ato, introdução, pode ser aproveitado para que os devidos agradecimentos sejam feitos e para apresentar o tema escolhido. Isso pode ser feito utilizando uma frase de impacto, o que garantirá a atenção de todos.
Já o desenvolvimento é a hora de discorrer sobre o assunto escolhido. Uma boa maneira de fazer isso é relembrar fatos marcantes para a turma e falar sobre as adversidades enfrentadas durante todo o caminho. Porém, é necessário que não se afaste muito do tema, pois ele deverá ser retomado para o terceiro ato.
Feito isso, chega o momento da conclusão. Este é o momento perfeito para falar sobre os caminhos que os formandos seguirão e discorrer sobre a vida cheia de vitórias que terão pela frente. Em outras palavras, é a hora de motiva-los. Para encerrar a mensagem pode-se fazer alguns agradecimentos finais, mas sem exageros ou ainda utilizar alguma citação famosa e inspiradora.
Inspire-se! https://MensagemdeFormatura.com